Relatório
de Gestão 2006/2007

Dezembro de 2007

O Prato Principal de Final de ano, evento promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, já tem data marcada. Será no dia 13 de dezembro e terá como convidado especial para palestrar sobre o tema "Democratização da Comunicação no Rio Grande do Sul", o jornalista Marco Martinelli, atual gerente de jornalismo e programação da TV Record no Rio Grande do Sul.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha vem acompanhando e monitorando o processo de votação da PEC 89/07 junto ao Senado Federal e à Câmara estão manifestando sua firme posição de contrariedade á manutenção da CPMF na mídia e nas mobilizações, representações políticas e civis. Dentro deste propósito a entidade enviou a primeira correspondência parlamentar da Câmara dos Deputados e do Senado ainda em agosto deste ano. A ACI cobrou a manifestação através de resposta escrita à entidade, sobre o voto de cada deputado com o fito de pressionar e trabalhar com a necessária transparência junto a todos os representantes.

A tradicional reunião almoço, que ocorreu no dia 13 de dezembro de 2007, dedicou sua pauta para homenagear jornalistas, veículos de comunicação e o Grupo Sinos que completou 50 anos.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços encaminhou em nome dos associados, documento ao ministro da Previdência Social, solicitando a dilatação do prazo para a impugnação das empresas na questão do cálculo pela Previdência Social do FAP.

O economista Igor Morais esteve na ACI - NH/CB/EV apresentando o tema "Rio Grande do Sul: fotografias e perspectivas", dentro da edição de final de ano do Economia e Negócios.

Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços comemorou, a entidade fez campanha contra CPMF. "É uma vitória na construção de um ambiente empresarial mais competitivo e uma barreira tributária a menos para a geração de novos empregos".

A ACI-NH/CB/EV firmou convênio com a Golden Cross, Multiclínica Serviços de Saúde e Unimed Vale dos Sinos, para oferecer Planos de Saúde Empresariais com descontos às empresas associadas.

Conselho de desenvolvimento Econômico de NH tem novos representantes. Mantendo a presidência com Diego Martinez . O condese, que é nomeado pelo prefeito, tem como principal objetivo decidir o destino dos recursos do Plano de Incentivo ao Desenvolvimento e tem como representantes da ACI Edgar Fedrizzi, Daniel Daudt, Júlio Camerini, Marco Kirsch, Rodrigo de Castro, João Bruxel.

A Comissão Antipirataria no Calçado, ligada à vice-presidência da Assoc. Coml. Indl. e de Serviços de NH/CB/EV, propõe uma reflexão a todo consumidor, comerciante e fabricante, sobre o respeito e o valor na criação de marcas e ao direito da propriedade intelectual. A Comissão vem trabalhando na defesa dos direitos de criação de marcas, atuando em diversas ações com resultados extremamente positivos.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, convoca seus associados para Assembléia Geral Extraordinária, com a finalidade de deliberarem sobre o assunto da ordem do dia.

A ACI-NH/CB/EV promoverá uma palestra com o tema Motivação: pensamento positivo, corpo sadio. O palestrante Juarez Gilberto Corrêa irá discorrer sobre o assunto.

O Banco Central publicou a Resolução prorrogando o prazo de contratação de operações do Revitaliza, uma linha de crédito criada pelo governo federal - através do BNDES- para setores como o coureiro-calçadista e moveleiro financiarem capital de giro.Agora, ao que tudo indica deve recomeçar a correria aos bancos oficiais, só que com folga para apresentar a documentação, segundo o vice- presidente de Economia e Estatística da ACI, João Bruxel.

Dispostos a garantir um diferencial competitivo às industrias calçadistas gaúchas, o Sebrae irá injetar R$ 1,2 milhões no setor em 2008, ampliando em 100% as ações destinadas aos Vales dos Sinos e Paranhama, tendo como uma de suas parcerias a Assoc. Coml. Indl. e de Serviços de NH/CB/EV.

ACI homenageia Raul Petry, proprietário do jornal O Diário, pela passagem dos 15 anos de atividade.

Mais de cem empresas demonstram interesse em contar com incentivos da Prefeitura de Novo Hamburgo. Para isso cerca de 1,1 milhão foram destinados pela Sedetur para estas organizações que contribuíram para geração de pelo menos 600 empregos. A notícia foi anunciada durante reunião do Condese da Assoc. Coml. Indl. e de Serviços de NH/CB/EV.

O diretor administrativo da Sulgás, Ademir Schneider, tem um novo projeto: a extensão da linha de gás natural para Sapiranga. Schneider participou de reunião na ACI- Novo Hamburgo. A idéia é ajustar um seminário para discutir o assunto.