51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Agosto de 2007

O otimismo do prefeito Jair Foscarini foi destacado pela presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Fátima Daudt, durante o Prato Principal. O líder Executivo apontou perspectivas positivas para o futuro do município, enfocando o potencial da cidade e o crescimento vem apresentando nos últimos anos. A criação do Programa de Incentivo para Desenvolvimento (PID), no ano passado, e seus resultados positivos, como a manutenção de empresas, a geração de 600 novos empregos e a permanência de 4 mil postos de trabalho foram destacados pelo prefeito.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha promove, a entrega do "Troféu Destaque Empresarial" que englobará empresas industriais, comerciais e de serviço da região, associadas da ACI, em evento comemorativo ao aniversário da entidade. Este ano está ocorrendo uma inovação. Todas as associadas estão recebendo cédulas onde farão a indicação de empresas nas três categorias, que deverão ser encaminhadas à ACI-NH/CB/EV, via correio, por carta resposta, ou pessoalmente, ao setor de sócios da entidade. A indicação deve ser de empresas da região e pertencentes ao quadro social da ACI.

 


A Comissão de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial, Industrial de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha esteve reunida traçando projetos e efetivando ações na região. As subcomissões estão trabalhando ativamente em prol das associadas. Por exemplo, a subcomissão de Marketing Pessoal e Redes de Contatos está organizando a palestra Aprendendo a Valorizar a sua Imagem Pessoal, com a jornalista de moda, escritora , professora e personal stylist, Titta Aguiar.

 


O Conselho Jurídico da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha encaminhou aos deputados federais um documento repudiando a manutenção da CPMF - Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, que, quando foi lançada, tinha o intuito de sanar o déficit da saúde pública no Brasil, além de melhorar a qualidade de atendimento nos hospitais públicos e postos de saúde. A entidade solicita a extinção deste tributo.

 


A abertura da Festa Nacional do Calçado deverá contar com a presença da Governadora do Rio Grande do Sul. Representantes de várias entidades do município, lideradas pelo prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, e o diretor-presidente da Fenac, Júlio Camerini, estiveram no Palácio do Piratini e entregaram o convite para que Yeda Crusius participe do evento que pretende atrair mais de 100 mil visitantes ao Parque de Exposições da Fenac.

 


O Prato Principal promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, terá como convidado o palestrante Joal Teitelbaum, diretor-presidente do Conselho Diretor do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade/PGQP, presidente do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Chile. Ele vai palestrar sobre "As conquistas do PGQP e os desafios para vencer".

 


A presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Fátima Daudt, estará em Brasília ao lado do presidente da Abicalçados, Milton Cardoso, do diretor-executivo Heitor Klein e do ex-presidente Elcio Giacometti, para uma reunião com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado. A pauta principal fará referência às reivindicações apresentadas há um mês com relação à situação atual do setor coureiro-calçadista.

 


O Conselho da Qualidade da Unidade Estância Velha da Associação Comercial, Industrial e de Serviços realizou mais uma edição do "Almoçando com Qualidade". Com o tema "A Nova Economia: o que mudou e continua mudando no ambiente local e mundial dos nossos negócios", o engenheiro mecânico e Mestre em Biologia, Fernando Oscar Geib falou a empresários, dirigentes e gestores públicos, propondo alternativas para enfrentar vantajosamente a nova realidade ligada ao mundo virtual, bem presente no dia-a-dia dos negócios, das empresas e instituições.

 


O vice-presidente da Unidade Estância Velha da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, Romar Petry, vai a Brasília onde acompanha o secretário de Administração do município, Pedro Engelmann, em audiência no Ministério da Justiça. O objetivo é sensibilizar o Governo Federal a repassar recursos para a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), que inclui câmaras de segurança, viaturas e outras ações que venham a beneficiar o sistema de segurança da cidade.

 


Indústrias do Rio Grande do Sul do setor de calçados e artefatos terão a oportunidade de garantir, antecipadamente, o seu espaço na maior feira internacional do setor da América Latina: a Couromoda. Os empresários interessados em expor na feira poderão garantir sua presença já no inicio de setembro. A participação é aberta aos empreendedores do setor calçadista do Estado e resulta de uma reunião que ocorreu na Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), representantes da Couromoda e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV).

 


A ACI-NH/CB/EV volta a sediar uma reunião com o ex-ministro Pratini de Moraes. O objetivo é dar andamento aos encontros anteriores, onde várias propostas foram apresentadas visando à superação das dificuldades vividas pelo setor coureiro-calçadista. A reunião também deverá marcar a apresentação de sugestões relacionadas ao setor acadêmico e às áreas de design, tecnologia e marketing, entre outras. A partir de agora, a meta passa ser a concentração de esforços nas ações de médio e longo prazo.

 


A ACI-NH/CB/EV sedia mais um "Economia e Negócios". O economista Igor Moraes, doutor em economia pela UFRGS, vai debater sobre "A crise econômica Mundial: até onde ela afeta o seu negócio?".

 


O prefeito Jair Foscarini irá acompanhar o presidente da Fundação Semear, Olívio Jacobus, e a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Fátima Daudt, em audiência no Palácio do Piratini. Os três irão convidar a governadora Yeda Crusius para participar do 2º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor.

 


A ACI-NH/CB/EV e o Comitê Regional da Qualidade Vale do Sinos, sediarão o Workshop Regional do Programa Gaúcho de Qualidade e produtividade (PGQP), cujo tema será "Viver com Qualidade de Vida". Participarão das atividades como palestrantes o diretor do Instituto de Neurolingüística Aplicada (INAP), Jairo Mancilha; o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Raul Cassel; e o diretor da Qualidade da prefeitura, Everaldo Cavalheiro. Na segunda parte do workshop serão apresentados cases práticos de três empresas da região do Vale do Sinos, vencedoras do Prêmio Qualidade RS - 2007: Artecola Indústrias Químicas (troféu prata), Marisol Indústria do Vestuário (troféu bronze) e Metalúrgica Daniel (troféu bronze).

 


Na busca pelo desenvolvimento sustentável da região e no papel de entidade dinamizadora de negócios para os empresários, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha entregou à Governadora Yeda Crusius um ofício solicitando a manutenção das alíquotas do ICMS vigentes no atual Simples Gaúcho. O pedido foi entregue em mão, pela presidente da entidade, Fátima Daudt, no Palácio do Piratini.

 


As expectativas são positivas. Assim o vice-presidente da Unidade ACI de Estância Velha, Romar Petry, retornou de Brasília, onde, juntamente com o secretário Municipal de Administração Pedro Engelmann, tiveram reunião sobre captação de recursos para a segurança pública no município.

 


A Comissão Antipirataria no Calçado da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, ligada à vice-presidência da Indústria, participou em Brasília, de uma Audiência Pública à convite das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Finanças e Tributações e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

 


O deputado estadual Ronaldo Zülke (PT) já protocolou na Assembléia Legislativa do Estado dois projetos de lei que beneficiam microempresas, empresas de pequeno porte, micro produtores rurais e cooperativas gaúchas. A proposta é manter as isenções do ICMS que eram disponibilizadas no Simples Gaúcho e que foram extintas com a Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, do governo federal chamada Super simples. O vice-presidente do Conselho Jurídico da ACI Novo Hamburgo, Velmi Biason, diz que é louvável a iniciativa, mas contesta que ela seja iniciativa do Executivo e que possam ocorrer processos jurídicos posteriormente.

 


A criação de um grupo que coordenará ações na tentativa de revitalizar o setor calçadista é uma das estratégias definidas pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Conforme a presidente da ACI, Fátima Daudt, ainda não foi acertada a representatividade de cada entidade no grupo de trabalho.

 


O conselho da ACI Estância Velha promove, mais uma edição do "Trocando Idéias". A advogada Solange Dias Neves, vai falar sobre "Suspensão e interrupção do contrato de trabalho", na Câmara de vereadores de Estância Velha. 
 


A Unidade ACI Estância Velha, em parceria como Sebrae/RS, realiza palestra gratuita para a orientação ao Candidato a Empresário. O evento tem como objetivo preparar os participantes com toda a informação e orientação necessária para começar ou melhorar seu negócio.

 


O Conselho Jurídico da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha organizou mais uma edição do "Papo com Café". O evento vai tratar da polêmica do Super simples. As complicações do plano elaborado a fim de unificar os impostos estarão em debate. Foram convidados o advogado tributarista e sócio-fundador da Assessoria Biason, Velmi Biason, e o diretor da Assessoria, Valmor Leandro Biason.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, por meio do Comitê Regional da Qualidade, promove a palestra "Limites: Disciplina com amor", ministrada pelo vice-presidente de Qualidade da entidade, Ademar Edgar Trein.

 


A diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Novo Hamburgo apresentou aos seus associados a reestruturada sede de eventos, que passou por reformas nos últimos dois meses. O evento contou com a presença do prefeito Jair Foscarini, o presidente da Federação Gaúcha das CDL´s, Vitor Augusto Koch, o contabilista Luis Adelar Paz, ex-presidentes da CDL hamburguense, a presidente da ACI Fátima Dautd e o diretor do Jornal NH, Miguel Schmitz.

 


O projeto Gastronômico do Vale dos Sinos já conta com importantes parceiros. Um deles é a ACI-NH/CB/EV. "A ACI busca auxiliar no desenvolvimento e consolidação de micro e pequenas empresas", informou o vice-presidente de Empreendedorismo da entidade, Hugo Springer. Outra parceria é do Sebrae/RS. Apoio que também vem do Sindicato dos hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Novo Hamburgo, presidido por Renato Sebastião Corrêa da Silva.

 


Os setores que se beneficiam da alta do dólar não apostam na tendência. Tanto que uma comitiva calçadista se reúne com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, para tratar das reivindicações setoriais. A presidente da ACI Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Fátima Daudt, fazem parte do grupo.

 


Um aceno para a possibilidade de desonerar a folha de pagamento, uma das principais reivindicações que vem sendo feita ao governo federal pelas indústrias da cadeia calçadista para conseguirem margens de competitividade diante de seus concorrentes. Este foi o resultado da reunião em Brasília, entre representantes da Associação Brasileira de Calçados (Abicalçados) e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


O projeto Geração Empreendedora da Fundação Semear, formou sua primeira turma. A atividade ocorreu no Salão de Eventos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e reuniu os 25 alunos para a entrega dos certificados.