51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Agosto de 2006

Preocupada com a situação do setor calçadista, a ACI participou, através do vice-presidente de Empreendedorismo, Hugo Springer, do lançamento da cartilha "Dicas de sobrevivência na crise", elaborada pelo Sebrae/RS (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas Empresas) e apresentado, em Novo Hamburgo. Springer considerou o guia útil, principalmente por conter informações relevantes para as pequenas organizações.

 


Buscando a diversificação da atividade industrial como uma alternativa ao desenvolvimento econômico, Novo Hamburgo está na disputa para sediar uma empresa montadora de televisores de tecnologia digital que deve instalar-se no Estado. Conforme o diretor de Relações Institucionais da ACI-NH/CB/EV, Marco Kirsch, que faz parte do Conselho, "Somos candidatos da primeira fila para recebermos investimentos numa planta industrial que traz inovação tecnológica e agrega valores para a região", disse ele, lembrando que estas tratativas são preliminares.

 


O vice-presidente de Negócios Internacionais da ACI, Jorge Faccioni, estará na Fiergs, com o propósito de reiterar de uma carta ao ministro da Fazenda Guido Mantega. "Vamos reforçar tudo aquilo que já solicitamos para o setor coureiro-calçadista, junto aos demais representantes de outras áreas de todo Estado".

 


Prefeitos e empresários da região do Vale dos Sinos/RS estão construindo um plano estratégico para uniformizar alíquotas e benefícios fiscais na região. A primeira reunião do grupo ocorreu na ACI.

 


Existe uma maneira melhor de saber o que o cliente quer, que não seja através de sua própria avaliação? Em função disso, a ACI está oferecendo, em parceria com a Baluarte Comunicação, o serviço de Cliente Oculto. Resumidamente, trata-se de um profissional em pesquisa que coloca - se como cliente, e vai até o estabelecimento fazer uma avaliação sobre o atendimento.

 


A ACI e o Comitê Regional da Qualidade Vale dos Sinos estarão realizando uma evento de reconhecimento aos avaliadores e examinadores participantes do Ciclo de Avaliação 2005 do PGQP.

 


O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Plínio Graef, e o presidente da ACI, Flávio Fischer selaram uma acordo para o repasse de recursos a serem investidos nos cursos da entidade.

 


Desmistificar a idéia de que os financiamentos internacionais estão restritos a grandes empresas será o tema da palestra do advogado Lúcio Feijó Lopes, na sede da ACI-NH/CB/EV.

 


Na busca das melhorias e resultados para empresas e seus clientes, a ACI sediará o 2º Seminário da Indústria e de Móveis e Esquadrias do Vale dos Sinos.

 


A ACI através do seu presidente José Flávio Fischer e o vice-presidente de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Júlio Camerini, entregaram documento ao reitor do Centro Universitário Feevale Ramon Fernando da Cunha, ratificando apoio ao encaminhamento junto ao Ministério da Educação, para transformação em universidade.

 


O presidente da Federasul José Dornelles é o convidado de honra da ACI-NH/CB/EV. Antes, ele participa da reunião de interiorização da Região Metrovales, que compreende a região metropolitana e os vales.

 


Pegando uma carona na Operação Eleições Limpas da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Papo com Café, organizado pelo Conselho Jurídico da ACI-NH/CB/EV, debateu o tema, com o objetivo de despertar uma maior conscientização sobre o pleito.

 


O auditório da ACI lotou, para a palestra dos auditores fiscais da Receita Federal.

 


A Fundação Semear completa 10 anos de existência. É uma organização comunitária de origem empresarial que pretende ser referência ao fomento da prática da responsabilidade social, ponte entre a classe empresarial e as instituições sociais. Criada por iniciativa de um grupo de 33 empresas e empresários e em parceria com ACI-NH/CB/EV, tem como missão proporcionar a participação da sociedade na busca de soluções que alterem a realidade social.

 


O trabalho da Comissão Anti-Pirataria do calçado da ACI-NH/CB/EV começa a ganhar visibilidade nacional. A entidade acaba de ingressar como sócio-fundadora do recém-criado Conselho Superior dos Sindicatos e Entidades das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Consicouro). Conforme diretor de Relações Públicas da ACI, Marco Kirsch, o convite partiu da Abiacav e vem ao encontro da proposta da entidade gaúcha de federalizar os conhecimentos adquiridos pela comissão ap longo de dois anos de atividade.

 


O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul, medido pela Federação das Indústrias do RS (Fiergs), teve queda de 7,59% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período ano passado. Para o vice-presidente de Economia e Estatística da ACI, João Bruxel, os resultados do IDI-RS não causam surpresas.

 


Prefeitos e empresários da região estão construindo um plano estratégico para uniformizar alíquotas e benefícios fiscais na região. A primeira reunião do grupo ocorreu na ACI.

 


O diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Kirsch, executivo da Comissão Anti-Pirataria da entidade hamburguense, vê com otimismo as ações de apreensão dos produtos piratas ocorridas em Novo Hamburgo.

 


A Comissão Regional das Agências de Viagem, ligada à ACI, formada por 25 empresas, reuniu-se na sede da entidade para dar continuidade às reuniões iniciadas em março, que buscam qualificar os serviços oferecidos pelas agências na tentativa de driblar a concorrência no mercado virtual.

 


A diretoria da ACI estará reunida hoje para dar andamento ao planejamento estratégico da entidade. O trabalho, sob a coordenação do presidente Flávio Fischer, contará com a presença da consultora Ângela Schmidt.

 


O Sinplast promove reunião de interiorização em NH. A idéia é apresentar os projetos e benefícios para empresas associadas filiadas.O evento será no salão de festas da ACI.

 


A calçados Pampili vem fortalecendo seu marketing no palco. A empresa de Birigui (SP) patrocina a peça teatral O par perfeito, de um grupo do Rio de Janeiro, em que trabalha valores como respeito, autoconfiança e por aí vai. Colli, diretor-presidente, esteve na Abicalçados, ACI, entre outros.

 


José Paulo Cairoli, presidente da Federasul, é o convidado do próximo Prato-Principal da ACI. Ele estará falando sobre o RS e o Desenvolvimento Sustentado.

 


A prefeitura e a Fundação Semear, o braço social da ACI de Novo Hamburgo, lançam a segunda edição do baile Semeando Solidariedade.

 


Dentro da proposta de interiorização de trabalho da Federasul, reunião na ACI discutiu problemas pertinentes ao empresário do Vale dos Sinos e região metropolitana, como as condições do sistema rodoviário gaúcho, principalmente o que diz respeito À duplicação da RS-118 e à Avenida dos Municípios.

 


Choque fiscal e taxa de câmbio competitiva são saídas urgentes. Essas saídas foram apontadas pelo presidente da Federasul José Paulo Cairoli.

 


A noite promete uma verdadeira aula de sobre gestão empresarial com qualidade e atendimento ao cliente no auditório da ACI. O consultor Renato Morais vai falar sobre A gestão Disney dos bastidores ao palco.

 


Conforme o secretário Jorge Machado, da Indústria, Comércio e Turismo, os espaços para expositores da 5ª Feira da Indústria, Comércio e Serviços já está praticamente todo comercializado.

 


O Diretório Central de Estudantes da Feevale, O Centro Universitário Feevale e a ACI-NH/CB/EV promovem dois eventos que reunirão os candidatos ao Senado e ao governo do Rio Grande do Sul.