51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Abril de 2007

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha já tem novo slogan. Depois do desenvolvimento de uma campanha que abriu as portas da entidade para a participação não só dos associados, mas da população, a ACI-NH/CB/EV passa a ter o slogan "Entidade forte, associado forte".

 


A reunião-almoço "Prato Principal" promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, terá como convidado o secretário de Estado de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Nelson Proença, e falará sobre "O Rio Grande Competitivo". Além de atual secretário do Sedai, Proença é administrador de Empresas, com especialização em Marketing, Administração e Informática, Brasil e EUA, foi deputado federal por diversos mandatos (atualmente licenciado), e já exerceu os cargos de secretário Extraordinário para Assuntos da Casa Civil do RS, Secretário-Geral do Governo do Estado e secretário do Sedai nos anos de 97,98 e 99.

 


A ACI-NH/CB/EV está realizando o curso "ICMS - Legislação Atualizada" na unidade de Estância Velha. O instrutor será Alfredo Petry, Contador, assessor de empresas, consultor da ACI-NH/CB/EV, articulador da revista "Informes e Análises", orientador de Cursos e Sócio Administrador da Lauffer Assessoria Empresarial, além de instrutor de treinamentos da ACI, do SESCON, da INFORMARE, IEF e IOB.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha estará presente na 31ª FIMEC, onde é uma das entidades apoiadoras. Algumas das principais bandeiras defendidas pela entidade serão mostradas durante o evento, como o Feirão do Imposto e a exposição "A Face da Pirataria". A ACI ainda estará divulgando a nova edição da Revista O Empresário, além de disponibilizar informações o Grupo de Otimização Logística - GOL e informações sobre os serviços prestados, eventos, cursos e palestras da entidade.


A criação da Câmara Setorial do Couro e do Calçado será mesmo no segundo dia da Fimec, feira do setor que acontecerá em Novo Hamburgo/RS. O vice-presidente de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, e presidente da Fenac, Julio Cezar Camerini, confirmou a notícia publicada pelo Jornal NH.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha fechou parceria com a escola Sinodal Tiradentes, prevendo a realização de cursos entre a instituição e a entidade. 
 


O prefeito Jair Foscarini, juntamente com a presidente da ACI-NH/CB/EV, Fátima Daudt e o presidente da Associação da Classe Média (Aclame), Fernando Bertuol, lançaram no Centro Administrativo Leopoldo Petry, a edição 2007 do Dia da Liberdade de Impostos. No encontro, será assinado termo de compromisso que efetiva a parceria entre Prefeitura, ACI e Aclame, para a realização de evento que marcará o Dia da Liberdade de Impostos, que será comemorado no dia 25 de maio, data em que os empresários começam a produzir para o conhecimento de suas empresas e não mais para pagar a carga tributária brasileira que hoje engole praticamente cinco meses da produção.

 


A ACI-NH/CB/EV, unidade de Estância Velha promove o curso "Planos de cargos e Salários", com o objetivo de oferecer aos participantes, base conceitual e técnica para construir a estrutura de Cargos e Salários, visando atender as necessidades de desenvolvimento sustentável do seu negócio. A especialista em MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, pela Fundação Getúlio Vargas, Vânia Colombo vai ministrar o curso.

 


Atual diretora da Caixa RS, Susana Kakuta, foi a palestrante do Prato Principal, reunião-almoço promovida pela ACI-NH/CB/EV. A hamburguense que é doutora em Economia abordou o tema "Tendências de Negócios", quando identificou as 20 principais tendências do mercado, acrescentando sugestões de negócios para acompanhar as novas idéias para empreendimentos já existentes.

 


A ACI de Novo Hamburgo apresenta na Fundação Evangélica, proposta de parceria com escolas, através de seu Centro de Capacitação. É para atualizar e aperfeiçoar em temas técnicos e segmentados os profissionais e empresários dispostos a investir e expandir o seu conhecimento profissional.

 


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou o mandado de segurança em que as empreiteiras do Polão pediam a suspensão da portaria do Ministério dos Transportes que revogou em definitivo a licitação da obra prevendo pedágios em três rodovias da região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a BR 116. A decisão unânime se baseou no voto da ministra relatora, Eliana Calmon, para quem "não há como reprovar o ato administrativo na medida em que a autoridade agiu dentro dos estritos caminhos da lei". "A meu ver, será muito difícil reverter esta importante decisão contrária à instalação do Polão", disse o vice-presidente da ACI-NH/CB/EV, Velmi Abramo Biason. A ACI monitorava, por intermédio de seu departamento jurídico, todas as movimentações do processo.

 


A aula inaugural do Projeto Vencer Comércio, que já está em sua 4ª edição, ocorreu no Centro de Vivência Redentora (CVR), no bairro Vila Diehl, Novo Hamburgo. Na ocasião, 16 estudantes da localidade foram selecionados para participar da edição 2007. O Vencer é um projeto da Fundação Semear e voltado à capacitação profissional de adolescentes.

 


As agências de viagens de Gramado e Canela estiveram reunidas no Hotel Campestre com a presidente da ACI-NH/CB/EV, Fátima Daudt, e com o empresário da Flytour, Luciano Teixeira. Na oportunidade, os participantes conversaram sobre o mercado de trabalho e o trabalho que as agências do Vale dos Sinos vêm desenvolvendo desde maio de 2006 em relação à cobrança de taxas dos serviços realizados.

 


A proposta de desonerar a folha de pagamento de empresas pertencentes a setores mais prejudicados pelo câmbio é bem vista pelos fabricantes de calçados, mas eles aguardam que a intenção vire realidade. A empresas do setor já levaram ao governo uma alternativa para aliviar temporariamente o peso dos impostos. A proposta consistia em equipar as indústrias intensivas em mão-de-obra àquelas enquadradas no Simples por um período determinado. Desta forma, calculam que a repercussão nos custos poderia chegar a 5% do preço de exportação do sapato, citou o vice-presidente de negócios internacionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


Ainda neste ano, o município de Novo Hamburgo terá um pólo moveleiro que vai nascer com 15 pequenas empresas, nove delas da cidade e seis de outros municípios da região. Os empresários responsáveis pela primeira célula produtiva já operam como consorciados e se reúnem regularmente na sede da ACI-NH/CB/EV sob o nome de Núcleo de Empresas de Móveis e Esquadrias (NEME).

 


A ACI-NH/CB/EV juntamente com o Comitê de Qualidade RS unidade Estância Velha, estão promovendo o Almoçando com Qualidade. O tema do encontro será "o Desafio da Inovação" e será ministrado por Albano Mayer, administrador de Recursos Humanos da Unisinos, especialista em Engenharia da Produção da UFRGS e examinador do Prêmio Qualidade RS.

 


O próximo Papo com Café, encontro promovido pela ACI-NH/CB/EV, terá um debate sobre a Empresa e Suas Responsabilidades Ambientais. O convidado que irá explanar o tema é o advogado, doutor em Direito e professor da Feevale, Delton Winter de Carvalho, possui experiência e estudos na área de direito ambiental.

 


O secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Nelson Proença, que esteve em reunião-almoço da ACI-NH/CB/EV, anunciou um conjunto de medidas que irá dar alívio aos exportadores. Proença também lançou oficialmente o Comitê Setorial do Couro e Calçado.