Vencedoras do Concurso de Redação recebem prêmios durante reunião-almoço da ACI

Por ACI: 22/05/2014

Novo Hamburgo/RS - Entre as ações do Projeto do Dia da Consciência Tributária promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, aconteceu a III edição do Concurso de Redação, dirigido aos estudantes dos três municípios de abrangência da entidade.

Neste ano o tema foi “Afinal, para que servem os impostos?”. A primeira colocada foi a estudante Sabrina Ludwig Klein, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo - IENH, que recebeu um Tablet. A segunda colocação ficou com a aluna Aline Larissa Klaus, da Escola Municipal Centro de Educação Integrada - CEI, de Campo Bom, que recebeu um Smarphone. E a terceira colocada foi Pristíni Kolás Silveira, também da Escola Municipal Centro de Educação Integrada - CEI, que foi premiada com uma máquina fotográfica digital.

A entrega da premiação ocorreu na quinta-feira (22), durante a realização do Prato Principal, que contou com a palestra do secretário Extraordinário para Assuntos Estratégicos do Estado da Bahia, Edvaldo Brito, também professor Emérito da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo). As redações foram avaliadas pelos professores voluntárias Marie Traude Schneider, Márcia Wrasse, Daniele Oliveira Bohn e Rômulo Decussati.

Outra atividade desenvolvida foi a realização de palestras nas escolas, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a alta carga tributária existente no Brasil e a falta de retorno pelos impostos pagos por cada cidadão, nos serviços essenciais. As ações foram desenvolvidas num trabalho conjunto dos Comitês de Serviços e do Comércio da ACI, coordenados pelos vices-presidentes Tanha Lauermann Schneider e Luciano Heck, respectivamente.

As palestras foram realizadas durante toda a semana nas escolas Instituição Evangélica, na Escola Aplicada do Campus 1 da Feevale, e no PIO XII, em Novo Hamburgo, no Espaço Cultural de Estância Velha, no Colégio Luterano Arthur Konrath e na Escola Cenecista, também em Estância Velha, no Colégio Tiradentes de Campo Bom, e também no CEI - Escola Municipal de Ensino Fundamental Centro de Educação Integrada, de Campo Bom (onde foram reunidas todas as turmas das escolas de ensino fundamental municipal). Os encontros com os estudantes foram desenvolvidos pelos voluntários Adauto Frohlich, Adelino Colombo, Daniel Antonio Campos, Izabela Lehn Duarte, Joel da Silva, Márcio Staudt, Marco Aurélio Kirsch, Rodrigo de Castro, Rubens Gilberto Tomm e Tanha Lauermann Schneider.

No hall da ACI também está disponível, até esta sexta-feira (23), a exposição Feirão do Imposto, que tem o objetivo de demonstrar, através de alguns produtos do dia a dia do cidadão, quanto se paga de tributos sobre cada mercadoria adquirida. E no dia 27 de maio, a entidade realiza a palestra com o auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Luiz Fernando Lorenzi, que vai abordar "O controle fiscal das empresas".

A edição deste ano teve o patrocínio de Lojas Pompéia; Neves & Oliveira Advogados Associados; e Santos Silveiro Advogados, com colaboração de Motosul.

Confira aqui a reportagem da TV Feevale:

De Zotti - Assessoria de Imprensa

Fotos: Fábio Winter & Lu Freitas