Universidade Feevale integra projeto que visa fomentar a educação empreendedora

Por ACI: 30/07/2018

Associada: Universidade Feevale

Sebrae RS e um grupo de universidades discutem ações para apoiar o ensino do empreendedorismo nas escolas do Rio Grande do Sul

A Universidade Feevale integra um grupo de instituições que estão medindo esforços, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), na elaboração de um projeto para incentivar a educação empreendedora em escolas do Rio Grande do Sul. O último encontro do grupo, que vem se reunindo desde maio, aconteceu nesta sexta-feira, 27 de julho, no Feevale Techpark, em Campo Bom. Participam, do grupo, representantes de Sebrae, Universidade Feevale, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio-gandense (IFSul), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade LaSalle, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), IMED.

O objetivo do projeto é fomentar, em escolas de Educação Básica, a cultura do empreendedorismo entre os alunos. Por cultura do empreendedorismo, entende-se, não apenas, a criação de negócios, mas, também, aspectos comportamentais, como desenvolvimento de competências como autodisciplina, iniciativa, entre outros. A partir do projeto, poderão ser aplicadas, no contraturno escolar, oficinas que prepararão os alunos para essa cultura, contribuindo para suas escolhas quando no mercado de trabalho e no ensino superior.

Para Roselaine Moraes, técnica de Políticas Públicas do Sebrae RS, esse é um movimento para estimular a educação empreendedora no Rio Grande do Sul, com o apoio das universidades. O projeto visa estabelecer a cultura do empreendedorismo desde a base da educação, fazendo com que as escolas de Educação Básica entreguem um aluno com mais conhecimento sobre o mundo do trabalho ao Ensino Superior. “O empreendedorismo pode, sim, ser aprendido na escola, pois ele não envolve, apenas, a criação de negócios, mas também o ‘ser empreendedor’ em todos os aspectos da vida”, declara.

Os integrantes do projeto conhecerão experiências de inserção da cultura do empreendedorismo nas escolas, como a da Escola Convexo, em uma escola de Porto Alegre, e a do município de Campo Bom. Na oportunidade, a secretária de Educação e Cultura de Campo Bom, Simone Daise Schneider, apresentou um projeto desenvolvido nas escolas do 6º ao 9º ano do município, De olho no futuro, que conta com o apoio da Universidade Feevale. O projeto promove, aos alunos, uma visão ampla do mundo do trabalho por meio de atividades práticas, oficinas, workshops e visitas técnicas em diferentes empresas. “Assim, os estudantes já entram em contato com o mercado de trabalho, o que ajuda a diminuir a falta de perspectivas nos jovens”, diz.

De acordo com a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, o trabalho colaborativo com as universidades e com o Sebrae dará uma força maior a esse projeto, permitindo que sejam colhidos muitos frutos a partir dessa aliança. “O projeto de educação empreendedora tem o potencial de dialogar com as escolas e a comunidade em que estão inseridas, entendendo as suas realidades e potencializando as ações empreendedoras. O propósito é criar, nos estudantes e futuros universitários, um perfil empreendedor desde a sua base”, explica.

Para o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, a Universidade se caracteriza por ser uma instituição inovadora e por apoiar as atividades empreendedoras. “Esse tipo de programa, que está sendo pensado entre as instituições e o Sebrae-RS, é muito importante para que se amplie a participação de pessoas no empreendedorismo. Quanto antes os estudantes puderem ter noções de empreendedorismo e inovação, melhor, pois isso ajudará a criar essa cultura nas crianças, o que, certamente, vai ajudar no seu desenvolvimento”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Universidade Feevale