Uma fonte inesgotável de gerar inovações nas organizações: O gerenciamento organizacional quântico

Por ACI: 23/11/2017

Associada: Cinética

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”
                                                                                                              Salmo 121:1

1-O  gerenciamento  quântico das organizações incita  e impulsiona todos os seus membros a gerar o diferente  e o inédito,  as  inovações.

As organizações estão continuamente preocupadas com a sua capacidade competitiva, ou  seja,    a globalização   avança rapidamente  e  integra pessoas e países, formando  um mercado mundial único.  As barreiras  comerciais impostas pelos países estão crescendo dia após dia, expondo  as fraquezas dos países,  desenhando  um futuro  nada promissor  para estes.           

O comportamento comercial destes agentes  comerciais mundiais cada vez mais restritivo,  é o de buscar respostas rápidas  para enfrentar  e assumir o controle dos mercados mundiais.  Restringir entradas  e acessos e expandir  conquistas comerciais  é a regra  vigente.

A China é certamente o país mais ávido  em conquistar espaços  de comercialização  de seus produtos junto  aos países distribuídos   pelo mundo afora..

A pergunta a ser feita  é:  O que transformou  um  país  basicamente agrícola, em uma potência industrial,   em um curto espaço de  tempo?

Se o prezado leitor tivesse, nos idos dos anos oitenta do século passado, feito uma viagem  à Alemanha,    ficaria surpreso e até espantado  com a presença de milhares de  chineses  estudando neste País.       

A opção pela  escolha  da  tecnologia  alemã   para  impulsionar  o desenvolvimento  de seus  país,  resultou de uma  opção de  ficar igualmente distante dos dois países  mais poderosos  na época, Estados Unidos e Rússia.  Mais ainda,  perceber,  aprender  e dominar os  processos  de desenvolvimento de tecnologias e de inovações.  

A história  demonstra o acerto da  decisão  tomada, pois  a China deu um salto quântico no seu desenvolvimento. 

Esta curta  introdução  tem o propósito de chamar a atenção  para os “saltos”  de melhoria que são possíveis   no  dia-a-dia, sejam ele  pessoais   como organizacionais.

As nossas organizações  ainda  são  influenciadas  pelo  princípio da melhoria contínua   de  suas ações.  Porém,  a rapidez  das mudanças  políticas sociais, tecnológicas , econômicas  e eco-ambientais,   colocam em cheque este  fundamento.  Não há mais espaços para apostar em um sucesso  consumidor de tempo.  Os avanços organizacionais  devem ser por saltos!

Avanços por saltos, por inovações  portanto,   é  a   trilha  a ser  seguida  pelas organizações  que estão efetivamente preocupadas com a sua sustentabilidade plena.   O desenvolvimento organizacional deve se dar por saltos, onde cada salto define uma inovação!  Isto representa dizer que  as organizações  são impulsionadas  agora, por   Inovações Contínuas!.

Inovações de ruptura  devem ser vistas  e entendidas  por  contínuos saltos   de avanços organizacionais  inéditos.    É como se  a organização  estivesse  sujeita a um  “bombardeio” de  partículas de energia!

Estas rápidas e curtas  considerações  tem o propósito  de   chamar a atenção  para uma inovadora visão organizacional, ou  seja, as  organizações  tem  um comportamento quântico.   Isto representa dizer  que  as organizações  estão sujeitas à saltos de  auto-inovação continuado.  Estes contínuos saltos de avanços  organizacionais se dão  por  todas as dimensões organizacionais.  São partículas de energia ambiental que  bombardeiam as organizações no seu todo e simultaneamente.  

Estas  curtas e rápidas   colocações  representam, a introdução  à um inovador conceito de  gestão   organizacional  denominado de   Gerenciamento  Quântico.

2-Uma  inovadora  visão do mundo que nos cerca:  .

A teoria quântica mesmo gerando opositores a esta inovadora  visão de mundo,    é no mínimo   uma   proposta  e uma metáfora mais avançada para o comportamento  humano.  Ela coloca a física tradicional em um “baú de  guardar   velharias”!.

Mesmo  gerando discordâncias entre os especialistas , há um acordo entre os estudiosos de que a Teoria Quântica  é sem dúvida  uma avanço  metafórico para entender o comportamento humano e o mundo que nos cerca, ou seja , comparada com  a  física   tradicional,  a  Teoria Quântica  representa uma inovação  de altíssimo  poder  contributivo  para a  humanidade.

Avançando mais no tema em descrição, esta    inovadora  teoria  que “comanda”  o ambiente onde vivemos,   permite  definir  o que chamamos de Habilidades  Quânticas.

-Visão Quântica:  A capacidade de ver intencionalmente.

-Pensamento Quântico:  A capacidade de pensar paradoxalmente,   ou  seja,  de pensar contrariamente ao senso comum e ao que está  aceito

como verdade. Um exemplo de  pensamento  paradoxal  é o de Nikola Tesla  ao  propor que a corrente elétrica seja alternada e não contínua como era a o senso comum por dezenas  de anos.

-Sentimento Quântico: A capacidade  de se sentir efetivamente com vida e de interagir com pessoas  também consideradas vivas.

-Conhecimento Quântico:  A capacidade de saber  intuitivamente.                   

Santos Dumont  teve uma visão intuitiva  ao  definir o perfil da asa do seu  “mais pesado que o ar” ,  o  14-Bis.

- Ação Quântica:  Refere-se a capacidade de agir com    responsabilidade.

-Confiança Quântica:  Refere-se     com    a   capacidade de       agir    com  Responsabilidade.

-Ser Quântico:Capacidade de promover relacionamentos pessoais construtivos.

3-Conclusões construtivas:

Estas curtas e rápidas considerações  tem  o propósito de  chamar a atenção  para a inovação  dos conceitos da física, ou seja,  a tradicional física que aprendemos em nossos  bancos escolares pertencem ao passado e uma inovadora  forma de compreendermos o ambiente onde vivemos.   Um esforço pessoal  será  exigido  de  todos nós  independentemente de nossas atividades sejam elas profissionais, de convivência social  ou familiar.

A física quântica veio para ficar como uma inovação  que  influenciará  decisivamente a humanidade e a nossos vidas.

Quem viver, verá!            
         
Eng. MSc Fernando Oscar Geib
Fonte: Cinética

PS.: As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, a opinião da ACI, sendo de inteira responsabilidade de seus autores   

Receba
Novidades