Temos muito trabalho pela frente

Por ACI: 04/01/2018

O ano começa com uma ótima notícia, que é o recorde absoluto da balança comercial do país, alcançando 67 bilhões de dólares, o maior desde o início da série histórica, em 1989.

No entanto, a participação do Brasil no comércio mundial (exportações + importações) ainda é muito pequena, não chegando a 1%, e sendo superado por países como Malásia, Tailândia e Suíça, entre outros (ocupamos a 22ª posição neste quesito). E nossa pauta de exportações continua sendo puxada por produtos primários (minério de ferro, grãos e petróleo, principalmente), sendo que os produtos industrializados, de maior valor agregado (e que são predominantes nas economias desenvolvidas), continuam numa posição secundária.

E isto deve-se, principalmente, ao chamado Custo Brasil, pois nossos potenciais clientes internacionais não estão dispostos a pagar por nossas ineficiências estruturais e gerenciais, e nem por nossos impostos e burocracia exorbitantes.

E tivemos, na terça-feira (02), a sanção do presidente Temer ao orçamento de 2018 onde, entre outras coisas, constam: um déficit de 157 bilhões, um corte de 1,5 bilhão na saúde e o famigerado Fundo Partidário, de 1,7 bilhão, que irá financiar os 35 partidos políticos que temos no país.

Ou seja, temos muito trabalho pela frente, a começar pela preparação para as próximas eleições, quando devemos influenciar e escolher pessoas dispostas a fazer nosso país cumprir o seu enorme potencial.

Marcelo Lauxen Kehl
Presidente da ACI

Receba
Novidades