Smed apresenta projeto de Educação Financeira no Prato Principal da ACI

Por ACI: 18/05/2017

Novo Hamburgo/RS - A secretária Municipal de Educação, Maristela Guasselli, apresentou na quinta-feira (18), durante o Prato Principal da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, o projeto Educação Financeira – Conhecimento e Cidadania. Realizado na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, o evento da entidade de negócios contou com a participação de dez alunos e professores de quatro escolas municipais, acompanhados pela titular da pasta e mais dois profissionais da Smed.

O objetivo foi sensibilizar alunos e professores sobre a função socioeconômica dos tributos. E, desta forma, incentivar o acompanhamento da sociedade em relação a esta aplicação de recursos como elemento importante para o exercício da cidadania.

“Teremos formações para educadores com a temática da Educação Financeira na rede de ensino”, ressaltou Maristela. “Vamos trabalhar, entre outros assuntos, com a importância da solicitação de nota fiscal e como se dá o retorno para o Município”, observou. “Eu estou orgulhosa desse projeto, pois a nossa ideia é conscientizar as crianças para a vida, de maneira a exercerem a sua cidadania, o que é um direito de todos.”

A titular da Smed também enfatiza que trabalhar com Educação Financeira em sala de aula encontra embasamento legal na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). “Além do mais, a Educação Financeira possibilita o desenvolvimento de valores e atitudes, de competências e habilidades necessárias ao exercício dos direitos e deveres do cidadão e que também se relaciona ao Poder Público.”

Projeto apresentado a diretorias de escolas

O projeto foi apresentado para os diretores das escolas em reunião realizada em 26 de abril deste ano. A partir de seus contextos e interesses, as instituições de ensino em Novo Hamburgo passam a desenvolver diferentes questões com estudantes, professores e a própria comunidade. A médio e longo prazos, a expectativa é de que a iniciativa promova mudanças de hábitos, valores e atitudes em relação ao consumo e à utilização de recursos públicos.

Na construção da proposta, a equipe da Smed consultou profissionais de outras secretarias e entidades que se tornaram parceiros de ações, como a Secretaria da Fazenda, o Procon e a ACI-NH/CB/EV. A Educação Financeira, como tema transversal do ensino, é citada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como assunto relevante e pertinente para a sociedade.

Fonte: Imprensa Prefeitura de Novo Hamburgo

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Fotos: Fábio Winter & Lu Freitas Fotografia
Em 18/05/2017

Receba
Novidades