Sicredi Pioneira RS apresenta resultados em assembleia 100% digital

Por ACI: 04/03/2021

Associados podem votar até o dia 15 de março por meio de plataforma exclusiva

Pela primeira vez em 118 anos, a Sicredi Pioneira está apresentando seus resultados aos associados em uma assembleia 100% digital. O evento online que abriu o período assemblear deste ano aconteceu na noite de segunda-feira (1º). Um momento único na história da cooperativa, diante das restrições impostas pela pandemia de covid-19 para garantir a segurança e o bem-estar de todos. O ato, transmitido em plataforma exclusiva, pode ser acessado para votação até o dia 15 de março no site www.sicredi.com.br/assembleiadigital.

Como nos demais anos, a assembleia apresentou os principais resultados da cooperativa em 2020. Um ano em que, mesmo com 95% das transações ocorrendo por meios digitais, estivemos próximos de nossas comunidades e de nossos mais de 167 mil associados. Proximidade que se refletiu em auxílio no momento de crise, com mais de R$ 210 milhões investidos na linha de crédito emergencial (sendo que apenas R$ 70 milhões são de recursos do governo federal) e prorrogação de mais de 14 mil parcelas de empréstimos para dar fôlego financeiro às empresas e associados.

No âmbito geral, o foco da cooperativa em 2020 foi a saúde e a continuidade dos negócios dos associados, com o incentivo do consumo local e a destinação de todo o valor do Fundo Social, cerca de R$ 2 milhões, para a compra de equipamentos hospitalares e combate à pandemia da covid-19. Mesmo assim, o resultado líquido da em 2020 foi de R$ 60.459.593,76. Na Assembleia, a distribuição deste valor é colocada em pauta para votação dos associados, além da aprovação da prestação de contas.

“O resultado foi consequência de um trabalho de empatia que a cooperativa teve com todos os associados de, num momento de dificuldade, ligar e perguntar como estavam se sentindo, do que estavam precisando, quais eram as necessidades e, com isso, vimos a economia não parar, as pessoas se organizarem aos poucos, um apoio especial à saúde e, no final disso tudo, todos conseguiram sair até melhores do que imaginaram. O resultado acabou sendo uma consequência de todos os movimentos da cooperativa e da sociedade na nossa região”, avalia o presidente do Conselho de Administração, Tiago Luiz Schmidt.

Os associados que participarem da Assembleia também podem votar sobre a porcentagem repassada ao Fundo Social 2021 e eleger os coordenadores de núcleo, representantes dos associados junto à cooperativa e que cumprem papel fundamental em momentos como as Assembleias Gerais e a definição das entidades contempladas pelo Fundo Social.

Votação até 15 de março

Para garantir que todos possam participar, como sempre fizeram nos últimos 118 anos, em 2021 o associado poderá votar até o dia 15 de março acessando o site www.sicredi.com.br/assembleiadigital, onde poderá acompanhar na íntegra a assembleia e votar nas pautas do conforto da sua casa e com a segurança que o momento exige.

“É um modelo que vem para ficar porque possibilita uma participação maior do associado. Esperamos que, no próximo ano, as assembleias presenciais possam voltar. Mesmo assim, não abandonaremos o digital. Ele passa a ser uma alternativa, e o poder de escolha de qual assembleia participar passa a ser única e exclusivamente do associado. O presencial tem muitas vantagens, como o olho no olho, as trocas, a celebração. Por outro lado, tem limitações de pessoas que estudam ou que estão em viagem e não se conseguem se fazer presente. Aí entra a solução através da assembleia digital”, salienta Schmidt.

Caso o associado não consiga acessar ou tenha dificuldades com o uso de meios digitais, todas 41 agências da Sicredi Pioneira terão espaços e colaboradores dedicados para auxiliar no processo. Porém, é importante lembrar que a região de atuação da Sicredi Pioneira RS está classificada na bandeira preta do Modelo de Distanciamento Controlado, o que traz algumas restrições de mobilidade social e atendimento em alguns setores. Dessa forma, o atendimento precisa de agendamento prévio, e os associados devem priorizar o contato por meio do WhatsApp (51) 3358.4770.

Fonte/Associada: Assessoria de Imprensa/Sicredi Pioneira RS