Reunião mensal do Consed analisa temas institucionais e outros assuntos

Por ACI: 29/03/2021

Foi realizada nesta segunda-feira, 29, a reunião mensal do Conselho Deliberativo (Consed) da ACI. Na abertura, o presidente Marcelo Lauxen Kehl lamentou a morte do Dr. Adalberto Alexandre Snel, ex-integrante do Comitê Jurídico (Comjur) da entidade, neste domingo. “Vai ficar para sempre na memória da cidade, da entidade e de todos nós”, disse. Na sequência, foram tratados assuntos institucionais, tais como:

Estância Velha - O vice-presidente Leandro Kolling informou sobre a participação do prefeito Diego Francisco na reunião mensal do Comitê Regional da ACI em fevereiro, quando apresentou alguns dos resultados já obtidos pela administração. Entre eles, estão redução do número de CCs de 83 para 40, revisão de contratos em andamento e início das obras de revitalização da Avenida Presidente Vargas, além de prorrogação do pagamento do IPTU para 10 de maio e aceleração da vacinação de idosos contra a Covid-19.

Prato Principal de março – O presidente Marcelo Lauxen Kehl destacou o conteúdo excelente da palestra ministrada pelo general Sergio Etchegoyen, no dia 25, sobre o cenário institucional brasileiro. Entre outras afirmações, o militar reformado fez críticas a decisões recentes do STF, defendeu uma candidatura de centro nas eleições de 2022 e descartou qualquer possibilidade intervenção das Forças Armadas diante da crise política, econômica e social que o país atravessa.

Prato Principal de abril – Está previsto para o dia 29 e terá como palestrante o jornalista Guilherme Baumhardt, gerente-geral da Rádio Guaíba, que abordará o tema Imprensa, militância e eleições 2022. O evento deverá ser híbrido e ocorrer na Sociedade Ginástica, se as condições sanitárias permitirem.

Novos sócios – Lauxen destacou a conquista de novos associados pela ACI nos primeiros meses de 2021.

Campanha – O presidente também enfatizou a nova campanha de reforço à importância dos protocolos sanitários – distanciamento social, uso de máscara e higienização com álcool gel – que a ACI está realizando para o combate à Covid-19.

Vacinação – A expectativa é que haja uma aceleração no ritmo de vacinação em abril e maio, com a chegada de um número maior de doses do RS.

Lockdown – O diretor Marco Aurélio Kirsch citou estudo da Universidade de Stanford, na Inglaterra, segundo o qual fazer lockdown dá o mesmo resultado que não fazê-lo, ou seja, o fechamento geral é ineficaz para o combate à Covid-19, como mostram números de novos casos em países que o fizeram, como Alemanha, que vêm crescendo.

Redução de jornada - A ACI aguarda para os próximos dias o anúncio da reedição de medidas de estímulo à economia, como a possibilidade de redução de jornada e do contrato de trabalho por tempo determinado, como ocorreu em 2020.

Grupo Covid Estância Velha – O vice-presidente Diogo Leuck citou os resultados positivos obtidos pelo grupo recém criado para ações de combate à Covid em empresas do município. Protocolos de atendimento elaborados por médicos indicam a necessidade de atendimento rápido, já no início dos sintomas, para evitar casos graves. “É mais fácil tratar o paciente na fase viral do que na fase infecciosa”, enfatizou.

Parceria com Feevale – O vice-presidente de tecnologia e inovação, Robinson Petry, destacou o desconto de 60% para empresas associadas participarem do mestrado em inovação que a Feevale iniciará em breve. Também fez referência ao aumento da concorrência por profissionais desde o início da pandemia. Em sua avaliação, trata-se de um fenômeno global que deverá permanecer após o término da crise e que obriga as empresas a aumentarem a oferta de benefícios para reter talentos.

Reunião do Comitê da Indústria – O vice-presidente Frederico Wirth convidou a todos para a reunião on-line agendada para o dia 9 de abril, às 8h, com a presença do deputado federal Geovani Feltes.