Reunião do Comitê de Economia foca na reforma da Previdência e medidas governamentais

Por ACI: 22/04/2019

Novo Hamburgo/RS – O tema da reforma da Previdência vem sendo um assunto constante nos mais diversos grupos de debate. No encontro do Comitê de Economia da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, realizado quarta-feira (17), a questão foi discutida, sob a ênfase de que, ao ser um dos pontos mais decisivos para a economia, neste ano, questões polêmicas se encontram na pauta de negociação, como, por exemplo, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a idade mínima para a aposentadoria de homens e mulheres. “Essa proposta de reforma é a mais justa, no que tange aos menos remunerados, ao contrário do que os sindicatos apontam”, ressalta o vice-presidente de Economia da ACI, André Momberger.

Ao considerarem que dificilmente no primeiro semestre deste ano a reforma será aprovada, os integrantes do Comitê observam que a preocupação é a expectativa de baixa do Produto Interno Bruto (PIB). Salientaram que no primeiro trimestre o PIB deve ter um crescimento pífio, basicamente neutro. Os números de juros e inflação, segundo eles, por enquanto, ainda permanecem instáveis. “Há perspectiva de juros instável e até descendente”.

Também foi apresentado que os níveis de desemprego voltaram a aumentar no último relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Lembraram, também, que o Ministério da Economia prepara um pacote de medidas para aumentar a produtividade, o emprego e tentar destravar a atividade econômica. Previstas para acontecer este ano, as ações foram formuladas em quatro grandes planos que serão anunciados ao longo de abril: Simplifica, Emprega Mais, Brasil 4.0 e pró-mercados. “Essas medidas, no ponto prático, para o dia a dia, são mais importantes do que a reforma da Previdência, e devem realmente sair, pois não passam por aprovação no Congresso”, observou o grupo.

A reunião do Comitê de Economia contou com a presença do presidente da ACI, Marcelo Lauxen Kehl. Antes de assumir a entidade, ele integrava este Comitê.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 22/04/2019

Receba
Novidades