Quais as Habilidades Essenciais que os gestores e operadores das organizações devem desenvolver continuamente para tornar suas organizações inovadoras e lideres em seus mercados

Por ACI: 18/07/2018

Associada: Cinética

1-Uma introdução ao tema.

Quando começamos  ter  o conhecimento   sobre a  vida dos inovadores e inventores que se destacaram nesta atividade e por esta  condição, tornaram-se imortais, ficam claras e perceptíveis    as habilidades destas pessoas  para desenvolver tão desafiadora tarefa.

Vamos  buscar alguns  significados/conceitos no dicionário Mini Aurélio.  

Inventor- que inventa, inventivo, aquele que inventa, que faz  descobertas.

Inovador-que pratica o ato de ou  efeito de inovar;  ato ou efeito de inovar.

Inovação- ato ou efeito de inovar, coisa inovadora,  faculdade ou poder inventivo.

Invenção- ato ou efeito de inventar, coisa inventiva, faculdade dou poder inventivo. 

Verifica-se que as palavras Inovação e Invento   têm igual  significado.

Feita esta verificação importante, podemos avançar  no tema que está  proposto, ou seja,  que habilidades devemos ter para gerar estas  ações, hoje tão importantes para  a sociedade e para a humanidade.

A história demonstra e nos mostra  as habilidades  que os  construtores do futuro  possuíam   de modo inato, ou seja, não precisaram  desenvolvê-las para então   avançar e construir  o inédito/inovador.

Por uma questão de justiça, trazemos para este texto, as figuras de Santos Dumont e Nikola Tesla os quais demonstraram na prática  as habilidades que iremos descrever a seguir.

As habilidades natas dos  inovadores

Iniciamos a apresentação  chamando a atenção que os inovadores  expandiram suas idéias incomuns  e suas habilidades em praticá-las  do modo mais natural, ou seja:

I- De onde  Santos  Dumont   tinha a informação  de que os perfis das asas  do seu 14-Bis  deveriam ser diferentes para gerar a sustentabilidade  no ar, do  seu aeroplano ? Foi a complexidade do  seu inédito aeroplano combinada sua intuição!
II- Como  Tesla  chegou a conclusão que a corrente elétrica alternada  se propagaria  à grandes  e quilométricas distancias, enquanto a corrente   contínua  tinha enormes dificuldades em propagar-se por  somente algumas dezenas metros?

2-As Habilidades Pessoais que as pessoas devem  perseguir  para desenvolver suas habilidades em gerar inovações. 
I-Ser Intuitivo:

A Intuição é uma habilidade  que nasce com as pessoas, e se desenvolve  com o passar do tempo  e com  a prática.   Desenvolver e escrever textos  sobre  os mais diferentes temas, fugindo do tradicional e já sabido,  promovem  a presença da Intuição.  O autor  Roy  Rowan  em seu livro  “Gerência por intuição” :  Palpites é, um termo odiado para o administrador profissional. É considerado um terno popular entre os apostadores  nas corridas  de cavalo  ou nas  bolsas  de valores, cheio  de imprevistos  e de imprecisões  e de imprevisibilidades.

Entretanto , mesmo no mundo moderno  e inquérito dos negócios, onde  o caminho é   pavimentado   com  master`s e administração de empresas que são  capazes de calcular  q proporção  entre o risco e o lucro de qualquer decisão  simplesmente  apertando  uma tecla do computador, o palpite  ainda continua  conservando   a sua  importância  como ferramenta,  muitas vezes  desprezada, dos empresários e  empresário. A lógica e a análise  levam  o responsável  apenas  a uma parte  do caminho  para uma decisão  lucrativa.  Muitas vezes  o último  passo  para o êxito  exige  um salto corajoso,  intuitivo ,  um faro que  pode  ser confirmado, embora com  relutância  por muitos  executivos–chefes responsáveis   por algumas das maiores  empresas.”

A Intuição oferece a oportunidade  para os gestores e operadores em  gerar Inovações  que se  estruturam  na mente destes  operadores das organizações.   A Intuição como geradora de inovações  florence  em ambientes  onde a intuição esta presente. 

Voltando para a história da aviação: o 14-Bis de Santos Dumont  é o resultado de Intuição  desenvolvida e aplicada,  com  base  no formato físico dos pássaros:  as aas como geradoras   do impulso e o deslocamento do  avião  e o rabo dos pássaros, gerando o direcionador traze iro do avião. 

II - Compreender a complexidade:

As organizações, os seus gestores e os seus operadores devem estar atentos com a Complexidade  que cresce nas organizações.  Por que este fator  cresce e se  avoluma?   A resposta é clara  e totalmente perceptível  não somente para os gestores  mas também para os operadores das organizações:  A  multiplicação  geométrica das  interações  entre as organizações e as  pessoas  -clientes  atuais  e potenciais- promovem um aumento da complexidade da gestão  destes  processos.

III-Promover a Criatividade :

Para conviver harmoniente com Complexidade, a Criatividade  é o melhor antídoto.   A Criatividade  transforma  a  Complexidade  em uma fonte  de oportunidade  de gerar fatores organizacionais   pró-ativos  à competitividade da  organização. 

IV-Saber efetivamente que o mundo onde as organizações atuam e a sociedade  e as pessoas vivem,  é dirigido pele Simultaneidade. 

A Simultaneidade é o fundamento funcional do Universo onde vivemos e as organizações atuam. Apostar na  Sequencialidade  dos   eventos que nos envolvem  e que igualmente envolvem as organizações,  é uma não realidade e um atraso  inaceitável e fatal.    Uma re-educação  das organizações  e das pessoas é uma ação urgente e imediata.   O Ford ismo implementado por Henry Ford  nas suas linhas de montagem  de automóveis   fogem totalmente  da realidade do mundo  e ambiente  que nos cerca que é da Simultaneidade.                   

As fábricas de calçados identificadoras da atividade industrial da região do Vale do Sinos, estão  fadadas a desaparecer se continuarem a praticar o  Ford ismo em suas linhas de produção. Os mercados de consumo não estão mais dispostos a pagar os custos dos desperdícios  que a linearidade operacional gera. 

Estas considerações sobre a simultaneidade  do mundo que nos cerca identificam uma realidade que não pode mais ser escondida e negada! 

V-Desenvolver uma Visão Sistêmica em toda a Sociedade.

O mundo em que vivemos é um Sistema onde os Seres  Humanos convivem  com a natureza  equilibradamente. Qualquer ação que afete este  equilíbrio   gerará   ameaças à vida dos seres humanos  irreversíveis.  A Natureza cobrará de forma  drástica dos seres humanos  suas aventuras de desrespeitar  o equilíbrio  sistêmico do mundo onde vivemos.

VI-Observações finais:

Inovar o comportamento dos seres humanos e da humanidade, orientado por estas cinco habilidades  apresentadas,  é uma tarefa urgente  para a sobrevivência  do Planeta Terra.

Quem viver, verá!    

Fernando Geib

Fonte: Cinética

PS.: As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, a opinião da ACI, sendo de inteira responsabilidade de seus autores

Receba
Novidades