Projetos com grafeno ganham linha de investimento exclusiva da Sicredi Pioneira e Sicredi CooperUCS

Por ACI: 06/10/2021

Lançado nesta terça-feira na Mercopar, em Caxias do Sul, financiamento pode ser usado em pesquisas envolvendo o material 

Maior feira de inovação industrial e negócios da América Latina, a Mercopar 2021 foi o palco do lançamento da Linha de Investimento em Grafeno, uma linha de crédito exclusiva para apoiar projetos relacionados ao material, nesta terça-feira (5), em Caxias do Sul. Resultado de uma parceria entre a Sicredi Pioneira e a Sicredi CooperUCS, o novo produto tem o objetivo de auxiliar no financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento envolvendo o grafeno e que poderão atrair investimentos para a região, gerando emprego e renda aos municípios. “Estamos falando de uma linha de crédito inovadora para um produto que também é inovador, com infinitas aplicações. Percebemos um potencial gigante de transformar a matriz econômica da região, e isso conversa diretamente com o propósito do Sicredi de contribuir com o desenvolvimento das comunidades e impulsionar os negócios locais”, salientou o diretor-executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stapassola Stahl. 

A Linha de Investimento em Grafeno oferece crédito financeiro a uma taxa de 0,29% ao mês + CDI, e o empréstimo pode ser quitado em até 60 meses, sendo 12 de carência para o pagamento da primeira parcela. Para ter acesso aos valores, o proponente precisa ser associado a uma das duas cooperativas ou atuar em uma das 21 cidades da área de abrangência da Sicredi Pioneira. Além disso, o projeto precisa ser ter sua viabilidade aprovada pela UCSGRAPHENE, planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A área de atuação da Sicredi Pioneira é composta pelos municípios de Alto Feliz, Canela, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Vale Real. 

O presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt, ressalta que o novo produto é apoiado no trabalho e na educação, dois importantes pilares para a instituição. “Que, em breve, novos produtos da mais alta tecnologia e do mais alto impacto social e ambiental possam ter nascido na nossa região por meio dessa linha de crédito. Boa sorte aos pesquisadores. Acreditem que é possível desenvolver novos produtos. Com certeza em alguns anos estaremos colhendo bons frutos desse trabalho aqui iniciado”, disse Schmidt. 

“É um privilégio estar num projeto em que duas cooperativas se unem para somar esforços e transformar as aplicabilidades do grafeno para levar qualidade de vida às pessoas da região, do Estado e do país”, acrescentou o presidente da Sicredi CooperUCS, Emir José Alves da Silva. 

O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antonio Kuiava, encerrou o ato de lançamento da nova linha de investimento afirmando que a parceria evidencia a importância do momento que estamos vivendo: “Vamos ser exportadores de futuro e não de commodities. Estamos num ecossistema em que um complementa o trabalho do outro.” 

O material 

O grafeno tem sido reconhecido como a inovação que vai transformar e desenvolver ainda mais a indústria local. Isso porque, além de ser uma tecnologia que já demonstrou seu potencial, sendo capaz de substituir matérias-primas com décadas de uso, o grafeno é leve, resistente e aplicável em vários setores da indústria. Revestimentos avançados, materiais inteligentes, equipamentos de segurança, medicina regenerativa, nanotecnologia, compósitos, polímeros, metais e cerâmicas são apenas algumas das aplicações. 

4 tópicos para entender o que é o grafeno: 

1. Afinal, o que é o grafeno? 

O grafeno é uma das formas do carbono, assim como o diamante, o carvão e o grafite (substância de onde vem o grafeno). Ele é um material com transparência elevada, leve, maleável, resistente ao impacto e à flexão, além de um excelente condutor térmico e elétrico. 

2. O que pode ser feito com ele?  

Em suma, materiais que requerem alta engenharia, como na área de nanotecnologia. Ele é o material mais leve e forte do mundo, cerca de 200 vezes mais resistente do que o aço. Uma folha de grafeno de 1m² pesa 0,0077 grama e pode suportar até 4 kg. Também é o material mais fino que existe: o grafeno possui a espessura de um átomo, sendo 1 milhão de vezes menor que um fio de cabelo. 

3. Em que tipo de produto ele pode ser aplicado?  

O grafeno permite o desenvolvimento de produtos com alta resistência mecânica, capacidade de transmissão de dados e economia de energia. Pode ser usado na produção de telas e displays LCD, touchscreens, componentes eletrônicos com altíssima capacidade de armazenamento e processamento de dados, baterias de recarga instantânea, entre outros. 

4. O que o grafeno representa para o desenvolvimento local?  

O grafeno pode contribuir para fortalecer ainda mais a posição das indústrias locais no mapa da inovação. A primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina fica na área de atuação da cooperativa: a UCSGRAPHENE, instalada no campus-sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em funcionamento desde março de 2020, a unidade possui 775 m² e está conectada ao Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS. 

Fonte/Associada: Adri Silva Conteúdo/Sicredi Pioneira

Receba
Novidades