Presidente da ACI participa de reunião on-line do INOVA RS

Por ACI: 13/04/2021

O presidente da ACI, Marcelo Lauxen Kehl, participou, hoje à tarde, 13, da reunião on-line do INOVA RS, que foi aberta pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, e teve a presença de dirigentes de outras entidades empresariais e de ensino, de empresas privadas e do setor público.

O programa visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental – em oito regiões representativas do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

O INOVA RS propõe a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação dessas regiões. Esta agenda articula projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social das regiões. Para isto, são utilizados os ativos existentes no Estado. O RS é o 5º estado brasileiro mais inovador e o 4º colocado em competitividade global em setores tecnológicos, conforme o Índice FIEC de Inovação dos Estados – 2018. O programa estimulará o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

“Nossa entidade sempre esteve ao lado de quem inova, e não seria diferente com esta iniciativa do estado. Vemos com muito bons olhos a possibilidade de participarmos da construção deste ecossistema inovador, cujos objetivos finais são a atração de empresas inovadoras, a preparação de profissionais voltados para estas e a perpetuação deste quadro”, afirmou o presidente.