Prato Principal da ACI apresentou atuais desafios brasileiros

Por ACI: 26/02/2015

Novo Hamburgo/RS - Conhecimento da realidade brasileira e mobilização por melhorias nesse cenário foram os temas do Prato Principal promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha na quinta-feira (26). A reunião-almoço, na sede da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, teve como palestrante o comunicador de Economia e Política, Gilberto Simões Pires.

Com o título "Brasil: país onde as oportunidades se transformaram em crises", a palestra teve como um dos seus focos transmitir conhecimentos importantes que auxiliarão os empresários em suas tomadas de posição em relação aos rumos do país. “Vivemos no Brasil uma necessidade de pensar. É preciso conhecer a realidade para que se possa fazer a tomada de decisões, sempre escolhendo as soluções que tenham mais probabilidades de se tornarem efetivas”, destacou Simões Pires.

Entre os desafios do país, de acordo com o comunicador, está a reforma da Previdência. Dados apresentados por ele mostram que, atualmente, existem 27 milhões de beneficiários no Brasil. Com o aumento do número de aposentados, e a diminuição dos contribuintes, o déficit da Previdência chega a R$ 42 bilhões por ano. “É uma situação insustentável. Esse rombo não é coberto pelas contribuições à Previdência, mas sim pelos impostos que nós pagamos”, pontuou.

O problema maior, na sua explanação, diz respeito às aposentadorias de servidores públicos federais. Esses somam 1,1 milhão no país, mas geram um déficit ainda maior do que o da população “comum”: R$ 61 bilhões, de acordo com dados de 2013. “Temos um grupo que se aposenta com salários integrais, recebendo todos os reajustes dos que estão na ativa. Isso não é igualdade”, argumentou.

MOBILIZAÇÃO – Para Gilberto Simões Pires é necessário que os problemas dos país sejam entendidos integralmente, para que haja uma mobilização efetiva por melhoras. Além disso, é preciso pensar em plano de ação que gerem mudanças estruturais. “A questão é que nós não temos um plano. As pessoas sabem que está ruim, mas só podemos ter alguma projeção otimista se antes tiver uma ação planejada”, explicou o palestrante.

A mensagem do comunicador procurou ser clara sobre os desafios impostos, principalmente para àqueles que querem empreender no Brasil. “A projeção imediata que se pode fazer é que vai piorar. Se o seu foco é empreender, é bom estar preparado para que a situação piore”, alertou.

O patrocínio do Prato Principal foi de Conexo – Conexões que Conquistam o mundo; Protector, Serviços de Segurança; e Sicredi - Gente que Coopera Cresce, apoio da Estrelatur e colaboração de Cavian Arts Promocionais, Stratosom Sonorizações e Sucos Petry.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Fotos: Fábio Winter & Lu Freitas
Em 26/02/2015

Receba
Novidades