Práticas de engajamento de pessoas foram debatidas no Café da Manhã do CRERH

Por ACI: 10/07/2018

Novo Hamburgo/RS – Com inscrições esgotadas, o Café da Manhã promovido na segunda-feira (09), pelo Comitê Regional de Recursos Humanos (CRERH) da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha teve como tema central “Práticas de Engajamento de Pessoas”. As palestrantes foram Jéssica Lilian Leuck, coordenadora DH na Artecola, e Andiara Delevat, analista Líder Gestão de Pessoas na Unimed Vale do Sinos.

Dirigido a profissionais da área de Recursos Humanos, empresários e gestores de equipe, o assunto vem sendo discutido com relevada importância, considerando que pessoas engajadas possuem um desempenho melhor e clareza sobre sua posição, gerando resultado para a organização. Neste sentido, segundo as palestrantes, há uma identificação do colaborador com os valores e objetivos da empresa, o que estabelece práticas que reduzem a ocorrência de erros, garante a satisfação de todos os envolvidos e ainda diminui a rotatividade, contendo  talentos. “Sem contar a aproximação das pessoas para humanização dos processos”, observaram.

O evento promoveu algumas dicas de como engajar os colaboradores. Na avaliação de Jéssica e Andiara, é preciso alinhar os valores individuais aos corporativos. “Quanto mais a missão, visão e valores da empresa se aproximarem aos do colaborador, mais produtivo, espontâneo e pertencente ele se sente”. O líder ganha papel fundamental neste contexto, como agente facilitador, de alinhar, comunicar, desenvolver e disseminar os valores da organização, entre outras ações que alimentem constantemente esta relação. “A comunicação, em suas diversas formas e meios, proporciona uma ambiência transparente, constante, participativa e envolvente”, complementaram.

Segundo as palestrantes, também é preciso pesquisar e entender as expectativas, satisfações e insatisfações dos colaboradores, buscando o equilíbrio entres as necessidades do negócio e dos integrantes. “Abrir espaços na gestão para participação dos funcionários, de forma que tenham oportunidade de contribuir, entender, participar, sentir-se parte efetiva do todo, é algo que gera resultados positivos”.

Tanto a Artecola como a Unimed VS deram exemplos práticos de ações que são desenvolvidas nas empresas, com o objetivo principal de engajamento dos integrantes das equipes.

A condução do evento ficou a cargo do coordenador do CRERH, Luís Mendes, e o patrocínio do Café da Manhã foi de Guten Appetit Alimentação e Serviços e Unimed Vale do Sinos.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 10/07/2018