Por que precisamos de mais mulheres em áreas de tecnologia?

Por ACI: 17/01/2019

Associado: Evermonte Executive Search

Apesar dos progressos feitos, ainda precisamos evoluir no que diz respeito à desigualdade de gênero.

Isso é especialmente importante em um momento em que as empresas estão prestes a mudar drasticamente devido ao avanço tecnológico em áreas como inteligência artificial (IA) e blockchain.

Segundo o Global Gender Gap Report, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, já fechamos 68% do hiato de gênero no trabalho em todo o mundo. As conclusões deste relatório também indicam que as mulheres representam apenas 22% da força de trabalho de IA. Este problema foi descoberto no recrutamento de algumas empresas de tecnologia, onde os algoritmos usados no processo de RH exibem uma tendência para selecionar os currículos dos homens.

Além disto, uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review mostrou que 52% das mulheres enxergam que tecnologia é uma indústria masculina, enquanto quase um terço (32%) acredita que o viés de gênero ainda é um grande obstáculo no processo de recrutamento.

É importante incentivarmos a entrada de mulheres na IA, pois o equilíbrio de gênero em áreas como essa traz consigo maior colaboração, inovação e criatividade. Empresas de tecnologia, onde as culturas são apoiadas por medidas proativas para gerar igualdade de gênero e oportunidades iguais, estão se beneficiando do talento e criatividade que as mulheres trazem.

Há uma necessidade essencial de mais lideranças femininas para a construção de uma força de trabalho verdadeiramente equilibrada em todo o setor de tecnologia. Mais mulheres em posições estratégicas e de liderança ajudam a gerar mais criatividade e menos pensamento de grupo (quando membros de um grupo tendem a promover pontos de vista dentro do pensamento consensual), fornecer uma visão ampla ao tomar decisões importantes e gerar mais modelos para jovens mulheres a ingressarem no mercado de tecnologia.

Fonte: Evermonte Executive Search