Poder público engajado na busca pela excelência

Por ACI: 28/05/2019

Novo Hamburgo/RS - Dirigido a diretores, gerentes, coordenadores, gestores e profissionais identificados com o perfil de liderança, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, por meio do Comitê Regional da Qualidade RS – Vale do Sinos, está realizando mais uma edição do curso GDE (Gestão e Desenvolvimento para a Excelência). A capacitação utiliza como base as metodologias ativas de aprendizado, com aulas baseadas em conteúdos associados às necessidades das empresas, nas áreas de gestão de clientes e mercado, gestão de processos, gestão econômica e financeira, e gestão de pessoas.

“Com uma nova forma de atuação sistêmica, a capacitação tem o propósito de preparar os participantes para analisar oportunidades de melhorias e tomar decisões, com base em fatos e dados, utilizando as metodologias associadas às ferramentas da qualidade”, ressalta o presidente do Comitê, David Paludo, também vice-presidente da Qualidade e Competitividade da ACI.

Durante o curso os participantes desenvolvem um projeto para melhorar a eficiência/eficácia destas áreas. Além disso, são realizadas aulas expositivo/dialogadas para a efetivação do diagnóstico organizacional e do planejamento estratégico. Complementarmente, os participantes têm o auxílio de um consultor, para a implantação das melhorias. E, com o olhar na busca da gestão com excelência, o Poder Público também está participando do curso.

NOVO HAMBURGO – A Prefeitura de Novo Hamburgo está representada pela Secretaria de Segurança, que trabalha o conceito “gestão baseada em evidências com foco no resultado”. “A utilização de ferramentas consagradas contribui para o desenvolvimento desse conceito. É o que o curso GDE oferece: ferramentas de gestão e boas práticas associadas à sua utilização. As expectativas são grandes e estão diretamente relacionadas à aplicabilidade integral dos conteúdos ministrados para a melhoria contínua dos processos e projetos conduzidos pela SEG”, afirma o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, general Roberto Jungthon.

Os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, segundo o secretário, serão aplicados na sistematização dos processos operativos, de apoio e gerenciais, promovendo as adequações necessárias ao direcionamento para a excelência. Para ele, o Poder Público pode apresentar diferenciais junto à comunidade, buscando diuturnamente a excelência na prestação dos serviços.

“E essa excelência será constatada na percepção do cidadão de que a melhoria contínua faz parte das entregas que lhe são proporcionadas pelo Poder Público. É preciso desenvolver uma visão sistêmica, mas com o “foco do cidadão”, sempre em busca das reais demandas da comunidade. A empatia surge como mais um elemento contribuinte para o atingimento desta meta. O curso, além dos conteúdos já ministrados, traz a oportunidade de compartilhar visões e experiências de diferentes áreas e ver como é possível, de diferentes maneiras, trilhar o caminho da excelência”, reforça ele.

DOIS IRMÃOS – Também o município de Dois Irmãos está participando da capacitação. “O Poder Executivo Municipal realiza a prestação de muitos serviços aos cidadãos, tanto em volume quanto em diversidade. Por este motivo, a execução destes serviços atinge toda a comunidade, sendo necessário, portanto, buscar constantemente atingir um nível de excelência em todos os processos. O município de Dois Irmãos tem uma responsabilidade muito grande com a gestão dos serviços, procurando garantir eficiência e qualidade de vida para a sua população. Entendemos que o GDE é uma ferramenta importantíssima para atingirmos estes objetivos com sucesso”,
destaca o secretário de Administração e vice-prefeito, Jerri Meneghetti.

O curso está sendo realizado pelo pregoeiro e comprador da Prefeitura,pregoeiro e comprador da Prefeitura, Carlos Alberto Horn, e pela coordenadora do Departamento de Tecnologia da Informação e da Informática Educativa, Joceline Mausolff Grübel. “Nossas expectativas são: aprender muito e aprimorar conhecimentos, compartilhar experiências e contribuir dentro da gestão pública de Dois Irmãos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos e melhorando as ações realizadas em prol dos munícipes. Tanto o colega Carlos como eu, fazemos parte da comissão para a Elaboração de Regulamento de Desburocratização dos Atos e Procedimentos do Poder Executivo, junto com mais seis servidores, representando assim todas as Secretarias. Essa comissão é responsável por pensar em como as ações existentes podem ser otimizadas, além de novas implementações para serem executadas em cada departamento, com a análise dos nossos dados e processos. Isso é feito visando a melhor gestão dos processos, pessoas e recursos, colocando em prática as metodologias e ferramentas de qualidade aprendidas no curso”, enfatiza Joceline.

No ponto de vista dos representantes de Dois Irmãos, o poder público precisa entender que cada pessoa é única e suas necessidades não são oriundas da sua simples localização no município. “É preciso entender o contexto de cada munícipe e como a Prefeitura pode tornar melhor a sua realidade. Isso só é possível com acolhimento e assertividade nos serviços que o Poder Público presta. É preciso entender que o cidadão não representa apenas um número nas estatísticas municipais. O atendimento deve ocorrer de forma individualizada e única, com presteza e atenção, pois cada pessoa traz uma ligação com a demanda que necessita. Após entendê-la, o foco deve ser agilizar o processo para que a solução aconteça o mais rápido possível”, avaliam. Ambos consideram que,  mesmo ainda em andamento, o curso já lhes oportunizou enxergar possibilidades para aprimorar processos, tornando-os mais efetivos e permitindo um melhor trabalho para o servidor público. “A performance, por vezes, é criticada em virtude de processos lentos e obsoletos”,
reconhece Joceline.

CAMPO BOM – A ACI também firmou parceria com a Prefeitura de Campo Bom, com o objetivo de realizar o curso GDE. O Poder Público subsidia 16 empresas do município, por meio do programa “Campo Bom para Negócios”, previsto na Lei Municipal número 4.857, de 19.02.2019. “Essa capacitação faz parte do Programa Campo Bom Para Negócios, uma ação que tem o objetivo de qualificar a gestão de empresas, processos e ações, visando também ampliar a participação do mercado de empresas do município, a gestão de empregos e o faturamento delas. Estamos subsidiando a participação de empresas de Campo Bom, de forma a incentivar o desenvolvimento desses empreendimentos, melhorando sua gestão, para alcançarem uma melhor rentabilidade, uma melhoria de processos de produção e uma excelência de atendimento”, define o prefeito Luciano Orsi. As aulas iniciaram em maio e seguem até 14 de outubro, em segundas-feiras, na Regional ACI Campo Bom.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 28/05/2019

Receba
Novidades