Perspectivas econômicas do Brasil após a Reforma da Previdência

Por ACI: 06/11/2019

Sabemos todos que, quando falamos na questão econômica do Brasil nesta década, o furo é bem mais embaixo. A partir do momento em que Dilma Rousseff e sua equipe decidiram que aquele conjunto de medidas denominado tripé macroeconômico – controle da inflação, equilíbrio fiscal e câmbio flutuante – era algo ultrapassado e que poderíamos criar um made in Brazil revolucionário, onde bom mesmo era gastar o que tínhamos e o que não tínhamos para garantir crescimento e o resto se resolveria, a economia do país passou a deteriorar-se em alta velocidade.

Quando Michel Temer assume sua equipe implementa uma agenda heterodoxa para colocar a economia novamente nos eixos (inclusive enviando ao Congresso uma proposta de reforma da Previdência, implodida pela armação da escuta de Joesley Batista). E, neste ano, Bolsonaro e Paulo Guedes sinalizam que diminuirão o tamanho do Estado e a sua intervenção na economia, e iniciaram pela reforma da Previdência, já aprovada. Ela, por si só, não resolve todos os problemas econômicos do país, mas é um grande balizador de que o Brasil está buscando equacionar sua economia de forma responsável, ajustando os seus gastos.

Além disto, já tivemos diversas ações microeconômicas adotadas pelo Banco Central e a aprovação da MP da liberdade econômica, e mais as reformas administrativa e tributária que também estão na fila. Isto tudo somado à reforma da Previdência faz com que possamos afirmar que, agora sim, o crescimento econômico voltará e ,desta vez, em bases muito mais sólidas do que aconteceu em períodos anteriores.

Marcelo Lauxen Kehl
Presidente da ACI-NH/CB/EV

Receba
Novidades