Parabéns pelo que você conquistou até aqui, mas já está obsoleto

Por ACI: 28/06/2019

Em 2020 o conhecimento dobrará a cada 12 horas, então o que deu certo no passado não traz garantia de sucesso futuro. Isso se aplica ao nosso modelo de gestão e de liderança.

Na última década surgiram empresas que mudaram o modo como nos comunicamos, relacionamos, compramos e vendemos. São as chamadas Organizações Exponenciais, como Facebook, Uber, Airbnb e Netflix.  O que as diferencia é um crescimento anual de no mínimo 10x mais que as suas concorrentes. Isso é resultado de uma cultura que não busca o lucro e sim um Propósito Transformador Massivo (PTM), não se baseia no planejamento estratégico e evita ao máximo adquirir ativos. Elas não seguem a hierarquia vertical, incentivam a experimentação e a autonomia e analisam algoritmos e big data.

Como elas conseguem isso?

Elas possuem líderes com atitudes disruptivas. Eles não estão no meio dos processos, mas envolvidos com as pessoas e com a estratégia e tomam decisões baseadas em informações em tempo real e não em dados dos últimos anos. Dão autonomia aos liderados, são transparentes em todos os aspectos do negócio, como metas e salários. Se atualizam sobre as tecnologias e como elas afetam o negócio. Trabalham com equipes terceirizadas e envolvem a comunidade em seus projetos, através do PTM, do crowdfunding e de crowdsourcing. Por fim, defendem o cliente e não o produto e aceitam que ele e a sua equipe não sabem de tudo.

Por onde começar?

Compreenda bem as características exponenciais, perceba como é a liderança na sua empresa, quais são seus medos, suas falhas e sua motivação e conheça bem sua equipe e quem poderá ajudar nesse processo.

Vívian Schell
Executive Coach e Integrante do Comitê de Jovens Empreendedores da ACI-NH/CB/EV.

Acesse esse e outros artigos no Linkedin da ACI: www.linkedin.com/company/entidadeforte