Para o Comitê de Economia da ACI, cenário econômico ainda é de muitas dúvidas

Por ACI: 02/07/2018

Novo Hamburgo/RS – Na reunião mensal do Comitê de Economia da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, realizada na quarta-feira (27), a avaliação do grupo é de que o cenário econômico no Brasil é de muitas dúvidas. Para os integrantes, dois grandes episódios marcaram negativamente o primeiro semestre de 2018, contrariando as expectativas do início do ano, que previam crescimento e melhoras no segmento. “Abortar a reforma da previdência, que seria uma das ações mais importantes que aconteceria no Brasil, para tentar mexer na área fiscal, e a greve dos caminhoneiros, trouxeram consequências que ainda estão aparecendo e nem sabemos ao certo seus resultados finais”, destaca o vice-presidente Flavio Stein.

Sobre ao aspecto de investimento, o investidor olha para o Brasil e projeta dúvidas, além da incerteza do quadro eleitoral. “Não se sabe o que vai acontecer. Já evadiram 30 bilhões de dólares de investimentos no país. A inflação deve subir, a projeção de taxa de juros pode voltar entre 8% e 9%, e o dólar vai ficar nesta faixa, entre R$ 3,80 e R$ 4,00. O próximo presidente não vai ter alternativa, terá que fazer modificações na área fiscal, pois o cenário binário ainda permanece no país”, complementa o grupo.

Em relação a greve dos caminhoneiros, no setor do calçadista há a informação de que os fretes irão ter reajuste. “Para empresas que dependem do mercado interno isto é complicado, pois a indústria representa 11% do PIB. E, para empresas que não têm caixa, não se sabe por quanto persistirão, sem contar que recessão com inflação é uma crise perfeita”, concluíram os integrantes do Comitê.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 02/07/2018