Palestras sobre linhas de financiamento e atendimento com o BRDE

Por ACI: 11/12/2018

Novo Hamburgo/RS - A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha realizou, na terça-feira (11), palestras apresentando as novas linhas de crédito via BRDE, com o gerente de Planejamento, Alexander Nunes Leitzke, e oportunidades de apoio à inovação, com Bruno Rodrigues Camargo, do Departamento Regional do Sul Finep. O objetivo do evento, a partir da parceria firmada com a ACI, foi oportunizar às micro, pequenas e médias empresas sócias da entidade, a conhecer as linhas de financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Leitzke explicou a estrutura do BRDE, que tem base em Porto Alegre, apresentando as novas linhas de financiamento, que estão geridas através de uma diversificação de fontes de recursos. Segundo ele, esta renovação teve início a partir de 2014, quando até então a fonte ocorria apenas via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “Entre outros, reforçamentos a parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que começou a atuar com bancos de forma descentralizada. O recurso existe e temos feito um trabalho muito forte para auxiliar nos financiamentos”, destacou ele.

Entre as linhas apresentadas estavam BNDES automático (até R$ 150 milhões), Finame (para máquinas e equipamentos  novos fabricados no país, desde que credenciadas), Finame Moderniza BK (modernização de máquinas e equipamentos), BNDES Giro, BNDES Finem (acima de R$ 150 milhões e focada em infraestrutura, inovação e investimentos produtivos em geral), Turismo (desde que tenha o Selo Cadastur), Financiamento ao Agronegócio e o Inovacred BNDES (para empresas inovadoras).

Já Bruno Camargo ressaltou que a Finep está entre as 20 maiores financiadoras do Brasil em volume de crédito. Ele explicou sobre os fomentos reembolsáveis e não reembolsáveis em programas tecnológicos, de infraestrutura científica, pesquisa e o processo de inovação nas empresas para o desenvolvimento de produto e serviços.

O evento, coordenado pelo vice-presidente de Economia da ACI, Flavio Stein, também deu início aos atendimentos aos sócios da entidade, com agendamento prévio e individual.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 11/12/2018