Organizar as finanças é essencial para o sucesso de um empreendimento

Por ACI: 24/11/2020

Todos sabem que a saúde financeira de uma empresa é premissa básica para o sucesso. Porém, muitos não dão a atenção devida ao assunto. Este é o alerta feito por Juliana Herrmann, contadora, administradora e diretora do Polo Contábil. Ela foi a palestrante do Webinar Economia & Negócios, realizado na manhã de hoje (24/11). No evento, que teve o patrocínio de Sicredi Pioneira RS, Juliana abordou tópicos como a importância da gestão financeira, os três pilares da gestão (pessoas, processos e tecnologia), a organização de processos e rotinas, as ferramentas para gestão e como aumentar o lucro com análise e estimativa de custos.

Contadora, administradora, pós-graduada em controladoria e finanças, além de educadora financeira, Juliana iniciou sua apresentação lembrando que 25% das empresas fecham em dois anos e 50% morrem em cinco anos, muito por causa da falta de gestão e ausência de planejamento, em especial na área financeira.

Para ela, é necessário que haja organização e comprometimento por parte dos diretores para que todos os envolvidos colaborem com sua parte da dinâmica da empresa. Entre as muitas dicas, a especialista fez alguns alertas importantes. "Nunca misture as finanças pessoais com as da empresa. Não se iluda exclusivamente com o faturamento. Se os custos não forem adequados, o faturamento alto não representa nada. É necessário que haja lucro e, ainda mais importante, fluxo de caixa", detalhou.

Juliana sugere que o gestor deva analisar as contas de sua empresa usando a postura de um investidor externo e isento, que visa o lucro e o retorno financeiro. "Só assim você pode avaliar quais as medidas são certas e quais são as erradas. Com esta visão é possível perceber se sua empresa está com as pessoas corretas e com o número correto de pessoas, assim como se as ferramentas usadas são as mais apropriadas", concluiu.

Confira a íntegra do webinar clicando aqui.

Receba
Novidades