Obras do Hospital Unimed Vale do Sinos estão a todo vapor

Por ACI: 24/07/2019

Construção, que teve início em março de 2019, deve ser entregue em até 22 meses

Nem mesmo as chuvas que ocorreram durante o mês de maio e pegaram todo mundo de surpresa atrasaram o andamento das obras do Novo Hospital Unimed Vale do Sinos. Desde o mês de março, quando tiveram início as obras, o grande desafio, segundo o Engenheiro Civil responsável pela obra, Eliezer Valiante, foi a questão climática da região nesta época do ano. “Mesmo com o mau tempo, estamos mantendo o cronograma em dia”, explica Valiante. “Estamos, inclusive, conseguindo realizar algumas antecipações na obra, o que é motivo de muita alegria para todos os colaboradores que atuam no local”, completa.

Atualmente, o empreendimento conta com 100 colaboradores, mas poderá contar com até 450 no ponto alto da construção. Valiante explica que estão sendo feitas contratações de trabalhadores da região: “Além de tornar Novo Hamburgo um polo de saúde, queremos também movimentar a cidade e a região priorizando esses empregos a colaboradores que são daqui”.

Para o Administrador de Suprimentos da Unimed Vale do Sinos, Lindomar da Silva, o sucesso do empreendimento também pode ser associado ao planejamento que está sendo realizado pela equipe da Engeform (empresa de engenharia responsável pelas obras) em parceria com a equipe da Unimed Vale do Sinos. “O planejamento é essencial para obras deste porte, principalmente nesta fase, em que o cronograma da cooperativa deve cruzar com o dos engenheiros para garantir assertividade nas demandas”, explica Silva.

Conforme o Administrador, o maior desafio em fazer parte de uma construção como esta, são os grandes avanços tecnológicos. “Como comprar algo hoje que pode estar obsoleto daqui a um tempo, quando a obra estiver finalizada? ”, questiona. Conforme Silva, prever esses avanços tecnológicos e saber investir na hora certa também faz parte do processo.

Outra etapa importante que está ocorrendo e sendo priorizada neste momento é o Fluxo do Paciente, que está sendo desenvolvido pela equipe de Estratégia, Qualidade e Processos. O fluxo busca respeitar as movimentações dos pacientes nos diferentes níveis de atendimento, evitando transtornos, constrangimentos e desperdícios de tempo. Para o desenvolvimento assertivo desta etapa, são envolvidos, além da equipe do setor responsável, representantes de todos os setores que irão circular diariamente pelas áreas comuns do novo hospital.

Segurança e bem-estar dos colaboradores

Para manter uma equipe grande como essa trabalhando em segurança, não é fácil, conforme explica Valiante. “Com nossa equipe de segurança do trabalho atuando diariamente com todos os nossos colaboradores, nós atingimos um índice de acidentes baixíssimo”, explica. “Até 30 de junho, tivemos apenas um incidente sem gravidade, o que aponta para um índice abaixo da média nacional”, completa.

Repleto de orgulho, o Engenheiro explica que eles têm muito cuidado com o canteiro de obras, sempre pensando no bem-estar de toda a equipe e comunidade: “Temos nosso próprio tratamento de esgoto, estamos criando um espaço para uma horta que vai ajudar a abastecer nosso refeitório, estamos fazendo doação de agasalhos à AMO Criança, dentre outros investimentos. Tudo isso pensando em um ambiente que seja saudável para todos os trabalhadores e também para o meio ambiente”.

Segundo a Administradora do Hospital Unimed Vale do Sinos, Sabrina Garcia, a obra exige que, constantemente, sejam revistos o equipamento e o quadro de funcionários que atuam na obra. “Estamos sempre buscando otimizar o funcionamento desses grupos para garantir uma melhor eficiência no trabalho”, explica Sabrina.

Além disso, a construção também investe no sistema Lean Construction, que são os cinco princípios para otimizar os processos da obra, com o objetivo de agir sempre considerando questões sustentáveis, evitando desperdícios com matéria prima, tempo e dinheiro e, consequentemente, aumentando a produtividade, melhorando a qualidade das entregas e gerando mais eficiência na rotina de obra.

A Gerente de Serviços Próprios da Unimed Vale do Sinos, Júlia Habigzang, diz que os constantes avanços na construção do Novo Hospital, buscam fazer da cooperativa uma importante referência em gestão de saúde. “Temos como objetivo crescer em serviços próprios e este empreendimento faz com que possamos oferecer um serviço de qualidade, com maior gestão na prestação de serviço, buscando sempre a satisfação do nosso cliente”, explica. “O projeto do foi elaborado com objetivo de oferecer a melhor experiência para nossos médicos cooperados e também para nossos clientes”, completa.

Fonte/Associado: Unimed Vale do Sinos

Receba
Novidades