O papel das organizações na prevenção de doenças foi debatido no Café da Manhã do Comitê de Recursos Humanos

Por ACI: 16/09/2019

Novo Hamburgo/RS – “Para prevenir é preciso conhecer”. O médico cirurgião-geral e oncológico, Carlos Antonello, ao fazer a afirmação durante palestra promovida pelo Comitê Regional de Recursos Humanos (CRERH) da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, resumiu a importância das organizações estarem cientes das condições de saúde de seus colaboradores e atuarem na prevenção. Com inscrições esgotadas, o Café da Manhã foi realizado na sexta-feira (13).

Há oito anos atuando na área da Oncologia em Novo Hamburgo, o médico apresentou as 20 doenças que mais causam afastamento no trabalho, sendo as três primeiras Dorsalgia, seguida de fratura na perna, incluindo tornozelo, e fratura no punho e mão. Segundo mostrou, os afastamentos do trabalho custam mais de R$ 6 milhões por ano ao Brasil. “A saúde dos colaboradores é fundamental para a saúde das empresas. A informação é a chave de tudo, e elas precisam ser claras”. Ele também pontuou os principais fatores de risco para o surgimento de doenças, como obesidade, tabagismo, álcool, excesso de sol e stress. Na questão prevenção, reforçou a necessidade de mudanças de hábitos para seguir uma boa alimentação, ingerir muita água durante o dia, realizar atividades físicas e fazer os exames preventivos. Nas empresas, observou que a ginástica laboral tem se tornado cada vez mais parte integrante das atividades com os colaboradores. "Esta ação traz relaxamento e disposição, além de proporcionar a integração nas equipes e aumentar o rendimento no trabalho", observou.

Carlos Antonello ressaltou a importância da realização de campanhas internas, através de endomarketing, como desafios de perda de peso, a dos exames preventivos e acompanhamento com psicólogos, além do fornecimento de planos de saúde. "Hoje temos potencial genético para chegar aos 90/100 anos. Então é preciso se cuidar. Prevenção significa redução de custos. Um total de 74,6% dos brasileiros entende que o convênio médico é um item de motivação no trabalho, relatou.

O palestrante também destacou o trabalho que realiza através da ONG Juntos Pela Vida, com o objetivo de auxiliar em demandas na área da saúde no Vale do Sinos, com a realização de mutirões para atender pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por consultas com especialistas.

O Café da Manhã foi conduzido pelo coordenador do CRERH, Luis Mendes, e teve o patrocínio de Guten Appetit Alimentação e Serviços e Unimed Vale do Sinos.

De Zotti Comunicações
Em 16/09/2019

Receba
Novidades