Novo conceito de resiliência é muito mais amplo e abrangente, ensina especialista

Por ACI: 12/03/2021

Engana-se quem imagina que ser resiliente se resume a resistir a qualquer situação e voltar exatamente ao estado anterior. Essa definição, originária da Física, não mais se aplica aos tempos atuais. "A resiliência é, antes de tudo, um processo de autoaprendizagem e equilíbrio", antecipa Cristiane Hinterholz, especialista no tema e protagonista do webinar realizado hoje (12/03). O evento, exclusivo para associados da ACI-NH/CB/EV, teve o patrocínio de Eccel Restaurantes Empresariais, Sicoob MaxiCrédito e Unimed Vale do Sinos.

Com mais de 20 anos de atuação na área de educação, Cristiane explica que, em momentos de crise, se faz necessário um olhar maduro para melhor enfrentar a situação. "Flexibilidade, adaptabilidade e pensamento estratégicos são elementos essenciais nesta jornada. E tudo isso só se adquire e aprimora com o autoconhecimento", detalha.

Um dos equívocos recorrentes quando o assunto é resiliência é o da figura de alguém que enfrente tudo e todos sempre. "Essa postura causa danos e não traz resultados. É preciso não atacar demais e nem acatar demais", pondera. "Dar a intensidade adequada a cada situação é primordial. Só assim se pode avaliar os ganhos e perdas em cada decisão", complementa.

Mas como aperfeiçoar esta valência? A resposta passa por se aprofundar em diversas áreas, como o autocontrole, a autoconfiança, a análise de contexto, a criação e manutenção de uma rede de apoio de pessoas, a empatia e o otimismo. Tudo de forma coerente, sem exageros.

Por fim, Cristiane elencou orientações e dicas para colocar em prática a resiliência, no seu aspecto mais amplo e abrangente:

> Fortalecer o emocional e o físico para o enfrentamento saudável perante o estresse;
> Entender a hora de atacar e acatar;
> Desenvolver comportamentos para o equilíbrio;
> Dar intensidade emocional coerente para os momentos de desafio;
> Flexibilizar crenças rígidas;
> Investir em autoconhecimento, que é a essência da resiliência;
> Quem pede ajuda, vive mais.

Receba
Novidades