Não busque a felicidade

Por ACI: 10/07/2020

Por Marco Cassel

Felicidade não é algo que está em algum lugar. Sempre falamos em buscá-la, mas isso é impossível, porque ela é uma consequência e não existe por si mesma, não é um objeto, uma coisa. Não dizemos que temos a felicidade, mas que estamos felizes e quando estamos é porque alguma coisa aconteceu “dentro de nós”, uma transformação que envolve uma nova dimensão, uma maneira diferente de perceber, muitas vezes, o mesmo acontecimento.

Imagine uma estrada, seu nome, Felicidade. Ela percorre vales, montanhas, tem subidas e descidas, mas é a mesma estrada; Felicidade. Esta é a percepção que devemos ter. Ela não é reta, possui curvas, altos e baixos, mas em toda a trajetória é a mesma.

A logoterapia, criada por Viktor Frankl, traz a felicidade como a consequência de um “sentido para a vida”, um propósito, um porquê viver. Este “algo” que dá sentido às nossas vidas, para a logoterapia, está além de nós mesmos, é maior do que nós, mas é importante entendermos que a felicidade não está num ponto à frente, ela é a trajetória e o entendimento de que o sentido não está na concretização de algo, mas no caminho. Quando a colocamos num objeto ou num ponto à frente ela se confunde com ele e novamente começamos a corrida árdua, triste, ansiosa e tensa em busca desta felicidade, que não está lá, mas na trajetória e não a percebemos.

É fundamental vivermos e sentirmos cada segundo de nossas vidas como a coisa mais importante que temos. Precisamos perceber o sentido da vida presente em cada instante, senti-lo como uma presença física, como se estivéssemos numa sala escura e conseguíssemos tocá-lo. Feche os olhos e faça esse teste, tente senti-lo, perceba-o como uma presença viva; é algo místico, o nosso contato com a Fonte criadora e mantenedora da vida. Nesse momento encontramos a serenidade, a felicidade verdadeira, a paz que tanto desejamos e com o tempo perceberemos que o “simples” fato de estarmos vivos é motivo de felicidade e o próprio sentido para a vida.

palestrante@marcocassel.com.br

Fonte/Associado: Marco Cassel Palestrante Comportamental

Receba
Novidades