Muito trabalho, sócios e foco nos 'sonhos dos clientes' fazem Messem Investimentos crescer

Por ACI: 07/05/2021

O CEO da Messem Investimentos, Mauro Silveira, apresentou nesta sexta-feira, 7, durante o Webinar Empreender, os principais fatores que fizeram o escritório fundado em Caxias do Sul, em 2007, tornar-se referência nacional em assessoria em investimentos. O evento teve a mediação de André Momberger, vice-presidente de economia da ACI, e o patrocínio de Sicoob MaxiCrédito.

A empresa iniciou as atividades como filial da XP Investimentos, que na época trabalhava apenas com compra e venda de ações e promovia cursos e palestras para ‘ensinar’ as pessoas a investirem. “Na sala com capacidade para 15 pessoas, quase todos os dias fazíamos uma palestra para deixar os clientes mais seguros”, lembra Silveira.

Ainda parceira da XP Investimentos, mas como empresa autônoma, a Messem possui atualmente sede em Porto Alegre, unidades em 11 cidades, 35 sócios, 380 colaboradores e US$ 15 bilhões em custódia. Para chegar a esta posição, segundo Silveira, foi preciso trabalhar muito e superar adversidades que iam muito além da falta de hábito dos brasileiros de investirem em produtos financeiros. De acordo com ele, foram (e ainda são) determinantes, entre outros, os seguintes fatores:

1 - Não depender de apenas um nicho

No início, como filial da XP Investimentos, a empresa dependia de um único produto, os investimentos em ações. Em 2008, a XP colocou em operação sua plataforma de investimentos e passou a oferecer outras opções aos clientes, como previdência, fundos de ações, renda fixa e crédito. “Os clientes passaram a nos olhar de outra maneira e a investir fora dos bancos tradicionais, obtendo resultados melhores”, lembra.

2 -  Participar dos sonhos dos clientes

A empresa busca ir além da assessoria em investimentos. Através de produtos financeiros, ajuda os clientes a realizarem seus sonhos, sejam eles quais forem.

3 – Muita dedicação para o sucesso acontecer

Desde o início, sócios e colaboradores trabalham muito, inclusive fora do horário comercial, realizando cursos e eventos com clientes e treinamentos.

4 – Copiar as coisas boas do mercado

Uma das ideias ‘copiadas’ é a possibilidade de os colaboradores que se destacam tornarem-se sócios (partnership), como fazem Ambev e XP, por exemplo. A cada ano, de sete a dez colaboradores tornam-se sócios da Messem.

5 – Engajamento coletivo

A empresa possui objetivos coletivos que, segundo o CEO, são quase sonhos a médio e longo prazo. Toda a equipe é mobilizada para alcançá-los. Um destes sonhos era chegar a R$ um bilhão em custódia quando dispunha de ‘apenas’ R$ 100 milhões. O sonho foi definido em 2013 e alcançado setembro de 2016, seis meses antes do previsto. Hoje, já tem R$ 15 bilhões e ‘sonha’ chegar a R$ 100 bilhões em custódia e a 1000 consultores nos próximos anos.

6 – Comemorar marcos e conquistas

“A comemoração de conquistas mantém os sonhos quentes e representa mais resultados para a empresa e melhor remuneração para a equipe”, afirma Silveira. “Queremos que as pessoas fiquem conosco até aposentar-se, mas exigimos que elas mantenham-se alinhadas com os valores da empresa”, acrescenta.

7 – Sociedade une pessoas

“A possibilidade de as pessoas tornarem-se sócias é ponto chave na nossa trajetória de sucesso”, destaca Mauro. Segundo ele, pessoas que estão crescendo na empresa não podem ser somente colaboradoras. Têm que ser sócias. As possibilidades são ilimitadas, mas cada uma precisa apresentar o desempenho que justifique essa conquista. Com essa política (e outras), a empresa dobra de tamanho a cada ano, há seis anos.

8 - Empreender é resolver problemas, adaptar-se e inovar

Mudar-se de Caxias do Sul para Porto Alegre, em 2013, foi um grande desafio, tanto pela necessidade de deslocamento diário, quanto pela concorrência de outras assessorias de investimentos. A abertura da unidade de São Paulo, em 2016, também. “Para comandar as novas operações, optamos por enviar lideranças e preservar os valores da empresa, mas temos que nos adaptar à realidade de cada cidade”, explica o CEO.

9 - Dispor de caixa para momentos de desafios e crises

Como outras empresas, desde o início, a Messem também trabalha com reservas financeiras para enfrentar períodos de dificuldades.

10 – Confiança dos clientes

Um dos principais balizadores das atividades da Messem é a confiança dos clientes. O Net Promoter Score da empresa (NPS), grau de satisfação dos clientes, é de 90. Junto com crescimento e resultados, esse é um dos três pilares da empresa.

Patrocinador do webinar: Sicoob MaxiCrédito