Momento econômico e político foi debatido no Prato Principal da ACI

Por ACI: 24/05/2013

Novo Hamburgo/RS – O momento econômico e político no contexto internacional e a repercussão no Vale do Sinos foi o tema principal da reunião-almoço realizada na quinta-feira (23), pela  Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O comentarista da RBS TV e Rádio Gaúcha e apresentador da TVCom, Lasier Martins, palestrou para os empresários da região, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo.

O Prato Principal mostrou um pouco da história do setor coureiro-calçadista, por meio de entrevistas realizadas na década de 90, pelo próprio Lasier Martins. "Conheço bem a realidade desta região, pois fiz várias matérias e participei de outras tantas feiras. Acompanhei de perto a chegada da concorrência chinesa. E nem por isso a classe empresarial deixou de lutar, de buscar alternativas, principalmente focando no comércio e nos serviços, determinando uma reviravolta de setores", ressaltou o comunicador.

Para Lasier Martins, a região está encontrando opções de atuação em outros segmentos, com as novas tecnologias, citando o Polo Tecnológico da Unisinos, em São Leopoldo, e a Valetec, em Novo Hamburgo. "Aqui se trabalha com o concreto, rumo à inovação, com uma economia real. Estamos presenciando a desindrustrialização em todo o país, devido à falta de competitividade, aos altos juros e impostos, e constatando uma inflação que vem aumentando", destacou ele.

Outro ponto enfatizado referiu-se à educação. "Na década de 70 estávamos em primeira colocação nesta área. Hoje estamos em oitavo. Vivenciamos um apagão de mão de obra e as alternativas dos empresários têm sido investir em cursos internos, para seus colaboradores, visando a qualificação. E isto ocorre em todas as regiões e setores, como na moveleira, no polo naval, na têxtil, enfim, é geral", afirmou.

CONSCIENTIZAÇÃO - O presidente da ACI, Marcelo Clark Alves, reforçou a importância de maiores investimentos na área educacional. Citou como exemplo positivo o trabalho de conscientização tributária que vem sendo realizado pela entidade há nove anos, não só com os estudantes, mas com toda a população. "É uma evolução dos processos de crítica institucional para o coletivo. Acreditamos que na ação de palestras, conseguimos obter resultados de reflexão sobre as questões tributárias de nosso país. São estas gerações que estarão gerenciando as empresas num futuro bem próximo", observou Marcelo Alves.

PLEITOS - Marcelo Alves também apresentou, durante a reunião-almoço, um resumo dos pleitos mais recentes encaminhados aos governos municipal, estadual e federal. "Seguimos com nossas ações práticas de combate à alta carga tributária, nunca fazendo a crítica sem apontar soluções. Mais do que o poder do voto, entendemos que a qualidade e os princípios éticos fundamentados na educação de hoje é que trarão as mudanças e os resultados positivos sobre os nossos políticos do futuro", complementou o presidente da ACI.

REDAÇÃO - Durante a reunião-almoço A ACI entregou a premiação dos estudantes vencedores na segunda edição do Concurso de Redação sobre carga tributária. (VEJA MATÉRIA NO SITE no http://www.acinh.com.br/noticia/estudantes-recebem-premiacao-da-aci-pelo-concurso-de-redacao).

O Prato Principal, evento que integrou o planejamento de ações realizadas pelo Dia da Liberdade de Impostos, teve o patrocínio da Cigam, Estrelatur e Sicredi, com apoio do Hospital Regina, colaboração da Cavian Arts Promocionais e Sucos Petry e parceria de Irius Gastronomia e Sociedade Ginástica.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Fotos: Fábio Winter