Mês da Qualidade

Por ACI: 30/11/2018

Toda segunda quinta-feira do mês de novembro é o Dia Mundial da Qualidade, e neste ano foi 08/11/2018, data estabelecida em 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar sobre a importância da qualidade dentro das empresas.

No Brasil os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) são descritos pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) através da ISO 9001, que é a versão brasileira da norma internacional que “permite às organizações verificar a consistência de seus processos, medir e monitorá-los com o objetivo de aumentar sua competitividade, e com isso, assegurar a satisfação de seus clientes” (Fonte: Canal do Conhecimento Templum).

Para que uma organização tenha capacidade de alcançar seus objetivos e o sucesso sustentado é necessário atingir contínua e constantemente a satisfação das necessidades e expectativas das partes interessadas. Como essas necessidades e expectativas estão sempre mudando, além das pressões competitivas e dos avanços tecnológicos, as organizações precisam que seus processos se ajustem constantemente a essas novas necessidades e devem melhorar continuamente seus produtos, serviços e processos, além da busca contínua de inovações, de forma a se manter competitiva. As “ferramentas da qualidade” são técnicas que podem ser utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

Cada gestor precisa conhecer muito bem sua organização e também as ferramentas, para que se cumpram adequadamente seus propósitos, atendendo a todas as partes envolvidas no processo; da mesma forma, devem ser de conhecimento de todas as pessoas envolvidas com a empresa, do presidente aos colaboradores, e por isso, devem fazer parte dos programas básicos de treinamento das organizações.

Adriana de Almeida Lemmertz
Integrante do Comitê Regional da Qualidade Vale do Sinos da ACI-NH/CB/EV
 

Receba
Novidades