Mercedes-Benz é visitada pela Missão da ACI à Europa

Por ACI: 01/09/2014

Bremen/Alemanha - A Missão pela Qualidade da ACI esteve na cidade de Bremen, na Alemanha, realizando uma visita técnica à fábrica da Mercedes-Benz. O grupo conheceu de perto a história da empresa fundada há mais de um século, e que, em 2013, figurou no primeiro lugar naquele país, como a empresa com menor número de acidentes. Marcando o primeiro capítulo da motorização veicular no mundo, a Mercedes-Benz também foi pioneira na construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor à gasolina e do primeiro caminhão à diesel do mundo.

Um diferencial apontado pelos integrantes da Missão refere-se ao tamanho da planta/fábrica. Em função disto, para dar maior mobilidade aos funcionários, há disponíveis mais de 3.000 mil bicicletas, distribuídas por toda a empresa. Inaugurada em 1978, a unidade da Mercedes em Bremen conta com 13 mil funcionários e produz 1.400 veículos por dia. Os veículos fabricados nesta planta são exportados para mais de 280 países, incluindo o Brasil. "Todos os automóveis produzidos já estão vendidos para o consumidor final ou para revendedoras", destaca Cesar Mombach, diretor das lojas Top Marcas e integrante da Missão.

Conhecendo todo o processo de produção, os integrantes da Missão da ACI foram informados que, ao encomendar um Mercedes, o cliente possui um tempo de espera que varia de dois à cinco meses. "Esta grande variação de tempo foi uma forma de a Mercedes se adaptar aos diferentes perfis de consumidores. Um norte-americano possui um perfil imediatista e não aceita esperar cinco meses para receber o automóvel, por isso ele é entregue em dois meses", complementou Everson Reynaldo, presidente do Comitê da Qualidade VS.

Trabalhando 24h por dia, em turnos de oito horas, a fábrica de Bremen é uma das mais modernas da Mercedes. Sua produção é 65% robotizada e 35% manufaturada. Os robôs desta planta são comprados de uma empresa em Munique. Na unidade de Bremen, há mais de dois mil robôs no setor de solda, e em torno de 2.500 robôs que fazem outras operações, 24h por dia. Para passar por todas as etapas de produção, um automóvel leva quatro dias para ser fabricado, sendo que a cada 85 segundos sai um automóvel pronto da linha de produção. "Para manter a precisão nos processos exigidos por esta unidade, é necessário ter sempre as mais modernas tecnologias em automação. Os robôs têm que serem rápidos, confiáveis e de última geração. Quando novas gerações são lançadas, os robôs substituídos são levados a outras fábricas da Mercedes, sendo que a vida útil destas máquinas são de geralmente 20 anos", ressalta Mombach.

Outro ponto frisado na explanação da empresa refere-se à valorização do funcionário, sendo este o quesito número um para manter a qualidade dos serviços. Por isso, diversos benefícios são oferecidos. Um deles é a compra do automóvel com 20% de desconto. Este processo se dá em forma de leasing e o colaborador pode ficar um ano com o veículo. O programa de trainee para jovens da Mercedes é muito concorrido, pois eles recebem currículos do mundo inteiro. Jovens de 16 a 20 anos podem escolher um entre os 12 cargos utilizadas no processo produtivo, e se candidatarem. Este programa leva em torno de três anos para formar os jovens e todos os aprovados são contratados pela empresa. "Identificamos fortemente na fábrica de Bremen uma procura contínua pela perfeição. Todo o carro é milimetricamente pensado, e mesmo sendo produzido em grandes volumes, a preocupação com os detalhes é nítida em todos os momentos de sua fabricação", finaliza Everson Reynaldo.

A Missão da ACI segue em suas visitas pré-agendadas. Na Holanda, em Amsterdam, a missão passará pela Heineken (turismo comercial). Na Bélgica, em Bruxelas, a ELA (Associação Europeia de Logística), uma organização representativa. Na França, em Paris, a visita será destinada à área da construção civil, na Bouygues Construction.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 01/09/2014