Megatendências: o mundo em constante transformação foi o tema do Prato Principal

Por ACI: 21/10/2016

Novo Hamburgo/RS – "Sete das 12 maiores economias do mundo, em 2030, serão originadas dos atuais mercados emergentes, e 50% do crescimento da população mundial entre hoje e 2050 deve vir da África". Com informações como esta, o sócio da PwC Brasil, Jerri Ribeiro, palestrou no Prato Principal da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na quinta-feira (20).

Ao abordar o tema “Megatendências: o mundo em constante transformação”, Ribeiro tocou em questões como mudanças demográficas e climáticas, urbanização acelerada, escassez de recursos, avanços tecnológicos e alterações no poder econômico. Para ele, estas são as forças transformadoras da sociedade, e de negócios, que estavam previstas até 2030. “Mas isto já está ocorrendo agora e precisamos estruturas para atender a demanda, as pessoas. As cidades, os serviços, os governos e os negócios não estão preparados para atender este público. Há um impacto direto no planejamento estratégico. Por isso a necessidade de agir rápido, transformando estas necessidades em oportunidades. E são muitas. A Ásia, por exemplo, vai consumir cada vez mais alimentos, o que está diretamente ligado à produção agrícola brasileira”, antecipou.

Na análise de Jerri Ribeiro, os países têm diferentes trajetórias demográficas, de forma que algumas sociedades envelhecem mais rapidamente e sua força de trabalho acaba se restringindo a apenas uma parcela da população. “Enquanto isso, outras sociedades são jovens e estão crescendo, o que permite a criação de grande mão de obra e novos mercados de consumo”, pontuou. Para ele, o Brasil passa hoje o que os Estados Unidos vivenciou na década de 70. Comparando informações demográficas, segundo Ribeiro, é possível avaliar que a história irá se repetir. "A próxima década brasileira demonstra similaridade com o que ocorreu nos EUA, quando a mudança demográfica contribuiu para os anos dourados da economia norte-americana".

Dentro destas perspectivas, o palestrante reforçou megatendências de negócios, como o agronegócio, a agricultura de precisão, a tecnologia, a biotecnologia, serviços e equipamento médicos, e a economia criativa, que inclui turismo, gastronomia e entretenimento de um modo geral. “Avanços em nanotecnologia e outras fronteiras de pesquisas e desenvolvimento estão aumentando o potencial produtivo e criando novas oportunidades de investimento. Temos muita matéria-prima, mas ainda somos carentes em investimento P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)”, definiu.

O patrocínio do Prato Principal foi de Sicredi - Gente que Coopera Cresce, com colaboração de Igualla Soluções em Acessibilidade, Stratosom Sonorizações e Sucos Petry.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Fotos: Fábio Winter & Lu Freitas
Em 21/10/2016

Receba
Novidades