Mais um município passa a fazer exames de diagnóstico de Covid-19 na Feevale

Por ACI: 08/04/2020
Crédito: Eduardo Bettio/Universidade Feevale

Rolante encaminhou as primeiras amostras para a Universidade

Depois de Esteio e das 12 cidades integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), Rolante, localizada no Vale do Paranhana, também passou a encaminhar amostras para a Universidade Feevale, para exames de diagnóstico da Covid-19. As três primeiras foram entregues no Laboratório de Microbiologia Molecular nesta segunda-feira, 6.

Até o final da manhã desta terça-feira, 7, a Feevale contabilizava 202 amostras recebidas dos municípios da região. O reitor Cleber Prodanov lembra que esta é uma ação que tem como objetivo apoiar as comunidades, além de desafogar os laboratórios oficiais. “A Universidade Feevale vem buscando desenvolver ações tecnológicas e inovadoras, visando dar apoio às municipalidades para o enfrentamento da pandemia”, afirma.

Sobre os testes

Todas as amostras são coletadas nos espaços de saúde dos municípios e encaminhadas ao Laboratório de Microbiologia Biologia Molecular da Universidade Feevale.
Para os testes, são coletadas amostras de secreção respiratória dos pacientes que têm suspeita de estarem infectados. Os exames ficam prontos de 24h a 48h a partir do recebimento das amostras, e os resultados são divulgados por cada município.

O Laboratório tem capacidade inicial de testar 50 amostras por dia. “Esse é o mesmo teste feito pela rede pública, seguindo o protocolo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde”, explica o professor do mestrado em Virologia, Fernando Spilki.

Fonte/Associado: Universidade Feevale

Receba
Novidades