Liderança foi o tema debatido no encontro do Comitê de Mulheres Empreendedoras

Por ACI: 25/11/2014

Novo Hamburgo – Liderar gerando mobilização coletiva e busca conjunta de resultados. Este foi o tema debatido no encontro do Comitê de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na noite de segunda-feira (24). O tema Liderança Estratégica e Desenvolvimento foi apresentado pelo consultor empresarial e professor na área de Gestão e Negócios, PhD Otávio Fernandes.

Prova da importância do tema foi o apelo do encontro. Todos os lugares foram ocupados por representantes de empresas de vários segmentos. “Existe uma lacuna de líderes na nossa sociedade. Precisamos discutir esse tema, e entender como exercer essa liderança. Foi pensando nisso que o Comitê de Mulheres buscou discutir o assunto para fomentar a liderança não só nas empresas, mas nas comunidades de forma geral”, afirmou a coordenadora do grupo, Marcia Treis.

Especialista na área, Fernandes discutiu a liderança em diferentes níveis. “Temos de pensar a liderança em três dimensões. A primeira diz respeito a si próprio, seus objetivos. A segunda já pensando em grupo, em pessoas próximas. E a terceira dimensão é mais ampla na relação com a sociedade, organizações. Suas escolhas e pensamentos em relação a cada uma dessas dimensões são a base de tudo”, explicou o professor.

Um dos conceitos abordados por Fernandes foi a noção de Sense-making. “Isto é fundamental. É negociar significados para gerar mobilização consensual, engajada. Não existe liderança sem causa, então é preciso pensar que bandeiras você vai levantar. Isso vale tanto para pessoas, quanto para equipes e organizações”, descreveu ele. Por fim, o especialista abordou também a questão dos resultados, fundamentada na comunicação na liderança.

Acesse aqui a palestra.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 25/11/2014

Receba
Novidades