Junta Comercial firma convênio com 41 municípios gaúchos para qualificar a prestação de serviços

Por ACI: 31/01/2020

Porto Alegre/RS - A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS – firmou na tarde de quarta-feira (29), termo aditivo ao convênio com retribuição financeira para manter e qualificar os serviços executados pela autarquia em 41 municípios do interior do Estado. O projeto de Retribuição por Produtividade das Unidades Desconcentradas (UD’s) foi apresentado pelo vice-presidente da JucisRS, Sauro Martinelli, no Plenário do órgão de registro. Hoje, a JucisRS, conta com 48 UD’s no estado, totalizando 10.0000 análises de processos, por mês.

O presidente da JucisRS, Flávio Koch, destacou que com a adesão destes municípios, a Junta Comercial em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) está dando mais um importante passo no desenvolvimento e desburocratização dos serviços prestados pelo órgão de registro. “Temos que apoiar o empresariado do nosso estado. Quero ver o nosso Estado e o Brasil crescer”, afirmou Koch, destacando ainda que uma das metas da JucisRS é de que seja inaugurada até o final de março deste ano, a Sala do Empreendedor de Porto Alegre que funcionará na sede da JucisRS, na avenida Júlio de Castilhos, nº 120, Centro Histórico. O espaço contará com serviços que envolvam demandas necessárias à rotina empresarial: Abertura de empresas, registro do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, retirada de alvarás, entre outros.

Segundo o vice-presidente da Jucis, Sauro Martinelli, as Unidades Descentralizadas exercem papel estratégico como a ampliação da capacidade de análise de processos e a aproximação ao empresário/usuário das regiões do interior do Estado do RS. “É uma conquista para o empreendedor gaúcho com uma maior celeridade e rapidez em suas demandas”, finaliza Martinelli. A retribuição de valores aos municípios serápor documentos e livros analisados e deferidos pelos analistas(decisão singular) designados pela Prefeitura para atuarem nas UD’s. A Junta Comercial disponibiliza treinamento e capacitação aos servidores que irão desempenhar as atividades em estruturas próprias de cada município.

“É preciso valorizar o DNA empreendedor que temos no RS. A Junta Comercial do RS é a porta de entrada para que os empresários comecem suas atividades”, disse o secretário de Desenvolvimento e Turismo do RS (Sedetur), Ruy Irigaray. Ele também elogiou o empenho do procurador do estado, Rodinei Candeia que trabalhou efetivamente para a viabilização do projeto das UD’s.

O presidente da Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA – Paulo Afonso Pereira, entidade que representa mais de 900 empresas da cidade de Porto Alegre, destacou que essa iniciativa representa modernidade, facilitando novos empreendimentos e negócios no RS.

O prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, apontou que a melhoria do ambiente de negócios para o empreendedor é uma das vantagens do convênio e que vem contemplar os administradores municipais. Com a adesão ao novo termo, encerra o impasse envolvendo a cobrança de taxas que preocupava os gestores das Prefeituras e Associações Comerciais.

Municípios que assinaram Convênio com a JucisRS: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Camaquã, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encantado, Erechim, Esteio, Farroupilha, Frederico Westphalen, Guaporé, Horizontina, Ijuí, Júlio de Castilhos, Lagoa Vermelha, Lajeado, Nova Prata, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, São Sepé, Soledade, Tapes, Torres, Uruguaiana e Vacaria.

Fonte: Denise Rodrigues/JUCISRS

De Zotti Comunicações