Inovação requer cultura organizacional e ação estruturada

Por ACI: 07/10/2021

“Nenhuma empresa consegue fazer inovação com o tempo que sobra da jornada de seus funcionários.” A opinião é de Rodrigo Koetz de Castro, palestrante do webinar inovação realizado pela ACI nesta quinta-feira, 07, com o tema Cloud Transformation e a inovação nas organizações. O evento teve a mediação de Rose Goetz, integrante do Comitê de Governança e Qualidade, e o patrocínio de Sicredi Pioneira.

Rodrigo, que é diretor de transformação da SOU.cloud, afirma que inovação requer uma ação estruturada. Para quem pretende iniciar uma inovação, ele recomenda criar um comitê, mesmo não dedicado exclusivamente à atividade, para identificar o grau de maturidade da empresa e fazer a conexão com a área de negócios. Para as empresas que já têm uma cultura de inovação, sugere um trabalho de pipeline, para tratar cada projeto como um ciclo.

Para o palestrante, a cultura organizacional – que envolve transformação digital, inovação, propósito e experiência de consumo - beneficia a inovação, mas tem sido o Calcanhar de Aquiles de empresas em geral. “Uma cultura voltada à inovação conecta a diversidade e o antigo com o novo, além de reter talentos e trazer novas oportunidades de crescimento à empresa”, explica.

A cultura organizacional, conforme Rodrigo, precisa ser nutrida, isto é, as pessoas precisam ser cuidadas para sentirem-se bem e comprometerem-se com a inovação. A inovação também requer convicção da alta direção e orçamento para que possa ocorrer. “Melhor inovação é a que vem de baixo para cima e desafia as pessoas a inovar e fazer experiências responsavelmente”, destaca.

Terceira onda

O mundo vive a chamada Terceira Onda, uma união de diferentes tecnologias, que exige transformação digital e permite romper com modelos de negócio, modernizar processos, produtos e serviços, automatizar atividades e aproximar-se do usuário em tempo real.

A transformação digital aconteceu antes mesmo de as empresas estarem preparadas para usufruir o melhor dos seus atributos e ainda é uma realidade parcial no mundo dos negócios, mas novas tecnologias já surgem para ampliar esse espectro de forma democrática. O desafio das empresas é adaptar-se para criar produtos e serviços inovadores para novos clientes em novos contextos.  A agilidade nos negócios torna a empresa melhor a cada novo desafio.

Novo perfil do tech lead

O perfil pessoas que conduzem a tecnologia para inovação nas empresas mudou com pandemia. O chamado tech lead não é mais um profissional exclusivamente da área de tecnologia, e agora atua em diversas áreas e faz com que a inovação aconteça em todas elas, simultaneamente ou não. Para isso, utiliza o mobile, o social, a informação e o cloud (nuvem).

O cloud viabilizou o surgimento de novos modelos de negócio nos últimos anos. Modelos de negócio definidos por capacidade limitada e centralizada deram origem a outros definidos por capacidade ilimitada e universal, mais adequados ao mundo VUCA, em que velocidade é a grande mudança e incerteza é a única constante. E transformar é a melhor opção para as empresas, que, para competir, usam atualmente IoT, robôs, fog computing, Inteligência Artificial e Bigdata.

“Cloud Computing viabiliza um novo paradigma de gestão, com opções tecnológicas adequadas para tomada de decisões assertivas para meses, semanas, dias e minutos e capturar novos mercados”, acrescenta Rodrigo.

Conforme ele, transformação digital é sobre pessoas e envolve mudanças na dinâmica organizacional e na maneira como o trabalho é realizado. A melhor maneira de responder à transformação digital é alterar a cultura da empresa para ser mais ágil, tolerante a riscos e experimental. “Afinal, a disrupção não acabará logo. Veremos muitas ondas de transformação ainda”, finaliza.

Dicas do palestrante

> Inovação falha por falta de disciplina e não de criatividade
> Focar-se apenas em produtos faz a inovação falhar
> Empresas de sucesso usam várias formas de inovação e analisam seu perfil para fazer algo diferente