Inovação: A nova arma na luta contra a pirataria

Por ACI: 26/06/2018

Associada: Meirelles IPC
 
Havia um certo romantismo ligado à pirataria. Lá no início, 20 anos atrás, encontrar no comércio uma réplica de uma marca internacional era algo no mínimo peculiar.

Longe disso, essa prática se tornou extremamente danosa. Perde a sociedade. Perde muito. O crime organizado financia suas operações por meio do comércio de produtos falsos, uma prática cujas penalidades são brandas, e a capacidade de fiscalização do Estado é praticamente nula.

As perdas somente no Brasil são estimadas em R$ 200 bilhões por ano. Mais de 2,5 milhões de empregos formais são perdidos.

E, neste momento, a pirataria ganha um novo e fortíssimo parceiro. A INTERNET.

Os principais Market Places e Redes Sociais mundiais possibilitam a criação de milhares de lojas online por dia, sem qualquer investimento. E grande parcela destes lojistas online, hoje, são voltadas ao comércio de produtos piratas.

E como enfrentar esta nova onda? TECNOLOGIA.

Softwares de rastreamento e detecção de ilegalidades na internet já são utilizados pelas grandes marcas mundiais. Tecnologias como Inteligência Artifical e Machine Learning, possibilitam a automatização das buscas, com elevado ganho de resultados. 

Neste ponto, a MEIRELLES IPC é pioneira na América Latina na utilização de softwares de monitoramento online. Um de seus grandes desafios foi atuar globalmente na proteção das marcas do COMITÊ OLÍMPICO RIO 2016, durante os Jogos Olímpicos do Brasil, onde mais de 200mil ocorrências de ilegalidade foram detectadas e excluídas.

Os softwares utilizados pela MEIRELLES IPC são criados em parceria com a OFFER TECNOLOGIES, uma startup de Florianópolis/SC, cidade que abriga um dos principais polos de inovação do país. As empresas atuam conjuntamente na criação de tecnologias capazes de rastrear os principais Market Places e redes sociais, com a identificação e exclusão em massa de ofertas de produtos piratas.

Outro campo de atuação é o combate às FAKE NEWS. MEIRELLES IPC e OFFER TECNOLOGIES recentemente desenvolveram um software exclusivo, capaz de possibilitar a denúncia e exclusão automática de notícias falsas. Com certeza será uma importante ferramenta no combate à esta ilegalidade, que possui enorme potencial para afetar resultados de eleições políticas.

Felipe Meirelles é advogado especializado em propriedade intelectual e direito digital, sócio da MEIRELLES IPC – www.meirellesipc.com.br .

Fonte: Meirelles IPC

Receba
Novidades