Governo do Estado sinaliza retomada de alguns setores nesta semana

Por ACI: 12/03/2021

A ACI integrou o grupo de entidades empresariais, proposto pelo presidente do Lide RS, Eduardo Fernandez, que apresentou ao Governo do Estado, durante reunião on-line na última sexta-feira, 12, propostas de equiparação entre as atividades consideradas essenciais e não-essenciais e fracionamento da abertura de alguns setores econômicos, que haviam sido consensadas anteriormente.

A entidade, através do diretor Marco Aurélio Kirsch, também solicitou ao Governador Eduardo Leite a interlocução junto ao Ministério Público e ao Judiciário do RS para que tornem-se parceiros financeiros na compra de vacinas e abertura de leitos de UTI no Estado. Igual pedido foi feito ao presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Gabriel Souza. Kirsch também enfatizou que não cabem mais protocolos de segurança, além dos que a indústria calçadista gaúcha já segue, e fez elogios ao chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, com o qual a ACI tem mantido estreito contato e trocado ideias para manutenção do funcionamento do setor industrial gaúcho e, especialmente, a sua retomada.

As propostas apresentadas foram analisadas pelo Gabinete de Gestão de Crise em reunião nesta sexta-feira e voltarão à pauta nesta terça-feira, quando o governador dará respostas às proposiões e também deve anunciar novidades ao meio empresarial.

“Eduardo Leite nos disse que, na próxima semana, algumas atividades poderão ser retomadas, como petshops e academias, entre outras, e que todo o esforço possível está sendo feito para que, a partir do dia 21, os municípios possam retomar a cogestão das ações de enfrentamento à Covid-19”, enfatiza Marco Aurélio.

Leite também informou que alguns números relativos a novos casos, internações e mortes por Covid-19 já arrefeceram um pouco, mas continuam muito altos. Há 30 dias, segundo o governador, eram 800 UTIs sendo utilizadas em todo o RS, número que esta semana chega a 2.500, o que indica a gravidade da pandemia.

O governador também disse que o BRDE vai destinar R$ 50 milhões para concessão de crédito às micro e pequenas empresas gaúchas, mediante articulação direta do executivo estadual com o banco, para auxiliar na manutenção das suas operações e dos empregos.

Além do Governador Eduardo Leite, Eduardo Fernandez e Marco Aurélio Kirsch, participaram da reunião os presidentes da Fiergs, Gilberto Petry, e da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, o secretário de Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, e os deputados Ernani Polo e Frederico Antunes, o presidente e o CEO do Transforma RS, Daniel Randon e Ronald Krumenauer, e a secretária de saúde, Arita Bergmann.