Fraude no pagamento de boletos

Por ACI: 01/02/2017

Diante do crescente número de casos envolvendo empresas associadas, alertamos a todos sobre a ocorrência de nova fraude no pagamento de boletos de compras comerciais.

A fraude ocorre por meio da substituição de boletos com vencimentos e origem válidos. Na ocasião, os fraudadores se fazem passar pela empresa fornecedora de produtos que emitiu regularmente uma fatura comercial. Falsificam e-mail e se identificam como sendo da empresa que emitiu a fatura.

Com base nos dados da fatura comercial existente, os fraudadores normalmente informam que a empresa emitente da fatura concedeu um pequeno desconto ou ajuste no valor do título a vencer e que o novo boleto (enviado no e-mail de aviso) é que deverá ser pago.

Ao emitirem e enviarem o novo boleto, normalmente a forma do boleto de origem é mantida. Porém, alteram o valor para menor (valor do título menos o suposto desconto) e alteram os dados da conta de destino do valor e o código numérico (linha de números que representaria o código de barras, utilizando quando o leitor não lê o código de barras).

Com isso, ao ser efetuado o pagamento pelo código digitável, o valor é direcionado para a conta do fraudador.

Fiquem atentos e, em caso de dúvidas, entrem em contato com a consultoria cível da ACI.

Marcelo Gustavo Baum - Advogado
Neves & Oliveira Advogados Associados