Feevale Techpark, Tecnopuc e Tecnosinos assinam acordo de cooperação

Por ACI: 26/08/2016

A colaboração formal foi firmada na quinta-feira, dia 25, no Tecnopuc, em Porto Alegre

Porto Alegre/RS - Nesta quinta-feira, 25 de agosto, o Feevale Techpark, o Tecnopuc e o Tecnosinos assinaram um acordo de cooperação com foco inicial na Internacionalização Cruzada de Empresas. O ato integrou a programação do Tecnopuc Experience, evento gratuito e aberto ao público, que aconteceu no Tecnopuc (Av. Ipiranga, 6681, Porto Alegre). Estiveram presentes o pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, o gestor executivo do Feevale Techpark, Alexandre Peteffi, o diretor do Tecnopuc, Rafael Priklandnicki, o diretor da Unitec e CEO do Tecnosinos, Luís Maldaner, bem como outras autoridades.

O evento contou, ainda, com um Talking Hub - bate-papo sobre experiências em internacionalização de empresas -, onde Diana Finkler representou a Marina Tecnologia, empresa instalada há um ano e meio no Feevale Techpark. “Estamos em busca da viabilização da internacionalização da nossa empresa. Hoje, temos nosso material em teste graças ao Feevale Techpark, que nos acolheu e nos dá toda estrutura para colocarmos nosso processo renovável em prática”, afirmou Diana.

Já Prodanov comentou que, a partir de agora, os três parques precisam ser percebidos como uma unidade. “Estamos escrevendo mais uma etapa dessa história, uma vez que esse acordo marca a aliança entre três parques tecnológicos gaúchos que já são consolidados e que já possuem maturidade para atuarem em conjunto, explorando as suas convergências e não em suas divergências, tornando-se algo benéfico institucionalmente. Por meio desse convênio, vamos iniciar um processo de internacionalização das nossas empresas, o que nos coloca em uma janela de oportunidades de atuação em outros países. Tenho certeza que este será um caminho longo e, por isso, percorreremos juntos”, afirmou.

Prikladnicki disse que a representatividade dos três parques é muito grande, e que, acima de tudo, o convênio representa uma união de esforços. “Juntos, os três parques somam 250 empresas e envolvem mais de 12 mil pessoas. Esse convênio representa a união de esforços para estimular ações conjuntas na área de internacionalização de empresas (take off e softlanding). Os três parques estão cadastrados na plataforma de internacionalização da Anprotec (Land2Land), e queremos mostrar que a colaboração para a internacionalização precisa estar acima de ações específicas individuais, potencializando oportunidades e nos projetando definitivamente no mapa global da inovação. Não tenho dúvidas de que esta data marca a consolidação de um ecossistema de inovações”, destacou.

Algumas das ações previstas no acordo são estimular o intercâmbio de tecnologia, as parcerias entre empresas e as sinergias entre os atores localizados nas respectivas regiões. Também contempla trocar informações sobre os processos e os aspectos técnicos da atração e instalação de empresas, transferência de tecnologia, construção de projetos, regulamentos específicos, mercados locais e boas práticas, entre outras.

“Nosso objetivo é ampliar essas ações e trabalhos de cunho internacional. Penso que esse convênio assinado amplia o mercado, bem como a área de atuação de cada empresa, para que, cada vez mais, outros países possam aterrissar aqui, por meio de programas que estamos estudando, visando uma maior integração tecnoglobal”, afirmou Luís Maldaner.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Universidade Feevale

De Zotti - Assessoria de Imprensa