51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Notícias

19/02/2021

Feevale passa a ofertar serviço de sequenciamento do coronavírus

Genotipagem é feita a partir de amostras positivas do SARS-CoV-2  

Devido à circulação de diferentes variantes do SARS-CoV-2, agente etiológico da Covid-19, e suas implicações para a gestão em saúde, a Universidade Feevale está disponibilizando aos municípios, hospitais, clínicas e laboratórios o serviço de sequenciamento de amostras positivas para o vírus. A genotipagem é realizada pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Instituição, vinculado ao mestrado em Virologia.  

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, destaca que a Universidade tem priorizado, em suas ações de combate ao coronavírus, dar respostas científicas e tecnológicas à sociedade. “O sequenciamento é fundamental para que consigamos avançar não apenas em relação a essa pandemia, mas também em outros estudos que realizamos dentro dos programas de pós-graduação da Instituição” – afirma – “Queremos oferecer, por meio da ciência, alternativas que contribuam com a saúde da coletividade, afinal, esse também é o papel da Universidade”.   

Segundo a professora Juliane Deise Fleck, coordenadora do mestrado em Virologia, o sequenciamento das amostras positivas permite acompanhar a evolução viral, identificando mutações associadas à transmissibilidade e/ou à virulência e monitorando a resposta viral à vacinação. “A partir dos resultados do sequenciamento é possível identificar os tipos em circulação para monitoramento e controle da transmissão, vacinação e tratamento”, explica.

A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, diz que são poucos os laboratórios que fazem a genotipagem no Rio Grande do Sul, até por este ser um serviço altamente tecnológico. “É muito importante oferecer esse serviço aos municípios, principalmente para que as mutações do coronavírus sejam identificadas rapidamente e, com isso, possa haver um controle maior da Covid-19”, ressalta. 

Saiba mais: 

A Universidade Feevale utiliza, para o sequenciamento das amostras positivas, a tecnologia Next-Generation Sequencing (NGS), por meio da plataforma Illumina MiSeq. O prazo de entrega dos resultados dependerá do volume de amostras contratado, variando de quatro a 15 dias. Os interessados em obter o serviço devem entrar em contato pelo e-mail tecnologico@feevale.br ou pelo telefone (51) 98295-0945.

Fonte/Associada: Universidade Feevale