Feevale é a primeira universidade brasileira credenciada a fazer exames toxicológicos de larga janela de detecção

Por ACI: 30/09/2021
Coletas ocorrem no Laboratório de Análises Toxicológicas da Feevale. Crédito: Eduardo Bettio/Universidade Feevale

Motoristas das categorias C, D e E devem realizar o exame toxicológico 

A Feevale é a primeira universidade do Brasil a ser credenciada, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a realizar exames toxicológicos de larga janela de detecção, identificando a presença de substâncias psicoativas que se depositam nos fios de cabelo ou pelos por um período mínimo de 90 dias. A portaria, assinada pelo secretário nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico de Moura Carneiro, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 29.  

Com isso, o Laboratório de Análises Toxicológicas da Feevale passa a ser o único da Região Metropolitana de Porto Alegre a ser autorizado a registrar os resultados diretamente na base do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Os demais apenas coletam o material e encaminham as amostras para São Paulo, o que requer um período maior de tempo para a obtenção dos resultados. A Instituição começará a atender essa demanda nos próximos dias, assim que a integração com a base de dados do Renach estiver concluída. 

O reitor Cleber Prodanov comemora o credenciamento da Universidade Feevale. “Este é mais um avanço da Instituição, que, além de fazer pesquisa e formar profissionais, coloca à disposição da sociedade exames como este, que colaboram para que as pessoas possam ter a sua Carteira Nacional de Habilitação fazendo exames aqui no Rio Grande do Sul, com mais agilidade e a um custo menor” – afirma – “A Feevale está sempre atenta às necessidades da comunidade, por isso que é a primeira universidade brasileira a credenciar seus laboratórios de pesquisa. Assim como no caso da Covid-19, os nossos laboratórios têm essa tripla função: o ensino, a pesquisa e a prestação de serviços à comunidade”. 

Exame para motoristas 

Conduzir veículo das categorias C, D ou E com exame toxicológico vencido há mais de 30 dias é considerado uma infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir por três meses, condicionando a liberação da suspensão à inclusão, no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), de resultado negativo em novo exame. Todos os motoristas habilitados nessas categorias com idade inferior a 70 anos devem realizar o exame toxicológico a cada dois anos e seis meses, independente se exerce ou não atividade remunerada. Já os condutores acima de 70 anos de idade devem fazer o exame apenas na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

A Universidade Feevale está coletando as amostras no seu Laboratório de Análises Toxicológicas, localizado no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES). Os testes podem ser agendados pelo e-mail cies@feevale.br ou pelo telefone (51) 99973-0787. 

Fonte/Associada: Universidade Feevale

Receba
Novidades