FCC completa 50 anos e anuncia nova liderança

Por ACI: 27/03/2019

Associada: FCC

Indústria se reinventou ao longo dos anos e chega a quinta década com CEO familiar assumindo a liderança da empresa

Reconhecida por utilizar a Ciência dos Materiais para diversos setores, a FCC, indústria de Campo Bom/RS, completou 50 nesta segunda-feira, dia 25 de março. Para o novo CEO da FCC, Marcelo Reichert, a empresa precisou se reinventar ao longo destes anos. "Muito mudou nestas últimas cinco décadas e a empresa se reinventou diversas vezes desde a sua fundação. A reinvenção e transformação foi tão significativa que hoje não fazemos nenhum dos produtos que fabricávamos quando a empresa foi fundada”, destaca. Marcelo ainda fala sobre o futuro da empresa. “O que nasceu como a FCC-Fornecedora de Componentes para Calçados se transformou em uma empresa de Ciência dos Materiais que hoje cria soluções inéditas no mundo e atua nos mais diversos mercados. E o futuro traz apenas uma certeza: mudanças ainda mais rápidas e uma necessidade de acelerar cada vez mais nossa habilidade de se desprender do status quo e de se reinventar. Este será nosso maior desafio para o futuro e também o que mais nos motiva", complementa.

A empresa atua nos setores calçadista, construção civil, automotivo, higiene e saúde, moveleiro, metal mecânico, utilidades domésticas e recobrimento de superfícies. Dentre outros destaques, a FCC é a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, e vedação para silos e carrocerias da América Latina. Além disso, possui o maior e mais moderno parque fabril de TPU da América Latina e 30% do faturamento vem de produtos criados há menos de 2 anos. Ou seja, é uma indústria inovadora e com amplo know-how no seu ramo de atuação.

Sucessão
Neste ano em que completa meio século de existência, a FCC anunciou uma mudança de liderança no corpo executivo do grupo. Após quase oito anos como CEO da empresa, Carlos Bremer realizou o processo de transição da função para Marcelo Reichert, que é filho do fundador Valentino Reichert e assumiu o cargo no dia 25 de março, data do aniversário da empresa.

Durante mais de 22 anos de FCC, Carlos Bremer atuou em diversas áreas da empresa e, em 2005, assumiu a diretoria administrativa e financeira, sendo escolhido como CEO em 2011. Nesta trajetória, Bremer teve um papel crucial para que a FCC chegasse ao patamar atual, aprimorando processos e desenvolvendo pessoas, dentre elas, o próprio Marcelo Reichert. Durante a gestão de Bremer, de 2015 a 2018, os investimentos em pesquisa cresceram 30%. Para o mercado de calçados, investimentos em novas tecnologias fizeram com que a FCC se tornasse líder destacada nas aplicações de poliuretanos termoplásticos. A FCC ampliou sua liderança em vários segmentos e aumentou sua presença no exterior, com destaque para a expansão geográfica na América Latina, com vendas para 15 países na região. Entre as iniciativas de internacionalização, está a operação no México.

Marcelo, por sua vez, em 10 anos na FCC tornou-se um dos líderes no desenvolvimento de novos negócios para colocar a empresa em uma posição de liderança nos mercados em que atua. Desde 2014, ocupou o cargo de Diretor de Negócios responsável pelo mercado de construção civil, automotivo, utilidades industriais, higiene e saúde, óleo e gás e moveleiro. Antes de ingressar no grupo, Marcelo trabalhou nas consultorias estratégicas McKinsey e Bain, e nos bancos UBS e Deutsche Bank. Marcelo é formado em Administração pela Wharton School of Business, em Relações Internacionais pela University of Pennsylvania e tem um mestrado em Administração pela Harvard Business School.

Bremer destaca a preparação e capacitação pela qual Marcelo passou. “A FCC irá se beneficiar muito dessa mudança. Acredito que o Marcelo manterá as melhores práticas que implantamos na organização e, certamente, trará novas e melhores formas de atuar. Ele tem se preparado muito bem ao longo de anos para liderar a empresa”, aponta Bremer.

Já Marcelo, que apresenta um estilo de gestão colaborativo e descentralizador, demonstrou confiança com o novo papel. “Eu acredito que as pessoas são a chave do sucesso de qualquer negócio. Não mediremos esforços para investir no desenvolvimento e crescimento dos nossos colaboradores para alcançar o sucesso. Tenho certeza de que, nesta nova fase, trabalharemos juntos para dar continuidade à trajetória de sucesso da FCC e, ao mesmo tempo, torná-la cada vez mais ágil e dinâmica”, pontua.

Conselho de Administração
Richard Doern
Antônio Kandir
Marcelo Chamma
Valentino Reichert
Letícia Reichert Vieira

Sobre a FCC: A tecnologia desenvolvida pela FCC faz parte do dia a dia das pessoas. A tecnologia da empresa está presente em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas globais de calçados esportivos. É a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, vedação para silos e carrocerias da América Latina. Os materiais criados pela FCC também fazem parte da construção de casas, móveis, eletrônicos, utensílios de higiene pessoal, utilidades domésticas, equipamentos médicos e muito mais.

Fonte: Maiara Sparrenberger/Assessoria de Imprensa