Fábrica Conceito e Estúdio Fimec apresentam novidades para a edição de 2020 da feira

Por ACI: 24/01/2020
Coletiva Fábrica Conceito e Estúdio Fimec

Fimec acontecerá de 10 a 12 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS

Na manhã desta quinta-feira (23), a Fimec 2020 e suas entidades parceiras promoveram uma coletiva de imprensa para apresentar as novidades de duas tradicionais atrações da feira: a Fábrica Conceito e do Estúdio Fimec. A edição deste ano acontecerá de 10 a 12 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. A Fimec é reconhecida como a maior feira do setor da América Latina e a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local.

Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac, destaca a importância da Fábrica Conceito e do Estúdio Fimec. “A Fábrica Conceito é um projeto tão singular que atrai diversos empresários à feira. O Estúdio Fimec, por sua vez, sempre foi uma atração inovadora. Ambos os projetos tem a ver com proporcionar experiência aos visitantes, que é algo que buscamos em todas as feiras da Fenac”, afirma. Marcio também comenta sobre as expectativas para a edição deste ano. “Nossa área vendida já está maior que em 2019, com um crescimento de 5 a 10% em área de exposição. Isso significa mais expositores, mais atrações, novidades e tecnologias apresentadas aos visitantes”, pontua Jung.

11ª Fábrica Conceito será uma edição de recordes

A Fábrica Conceito é um projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Assessoria Empresarial. A proposta da ação é apresentar aos visitantes da Fimec a aplicabilidade dos processos tecnológicos, logísticos e produtos expostos na Fimec, a partir da fabricação de calçados em tempo real. Em um espaço de 1.100 m², o projeto deste ano terá números recordes - serão seis linhas de produção, que responderão por 17 modelos de calçados, sendo 16 femininos e um masculino.

Em sua 11ª edição, a Fábrica Conceito terá como parceiras as empresas Calçados Ramarim e Grupo Arezzo. A Escola do Calçado Senai participará com uma linha de produção de modelos desenvolvidos pelos alunos do curso de formação de técnicos de calçados. O responsável pela coordenação da fábrica e gestor da área de consultoria técnica do IBTeC, Paulo Model, destaca que será a edição mais complexa do projeto. “Com mais de 90 empresas participando, a Fábrica Conceito 2020 contará com um total de 50 operários e 40 alunos do Senai, que serão responsáveis pela produção de cerca de 3.500 pares, nos três dias da feira. O projeto usará 132 máquinas e equipamentos”, detalha.

O diretor da Coelho Assessoria Empresarial, Luis José Coelho, avalia a evolução do projeto. “A Fábrica Conceito já se consolidou como uma das principais atrações da feira. Nesta edição nossos números são recordes e mostram o apoio que todo o setor calçadista deposita neste projeto, que é o principal de tecnologia e inovação do setor”, destaca Coelho. Já o presidente-executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, explica o que os visitantes podem esperar desta edição. “A 11ª Fábrica Conceito apresentará inovação, tecnologia e sustentabilidade, tudo o que o setor tem de melhor em termos de processos, produtos e insumos para a indústria coureiro-calçadista”, comenta.

Entre as inovações dos modelos produzidos está um tênis que terá o uso de dois processos de montagem - stringado e ensacado no mesmo modelo, garantindo ganho de tempo e economia no uso de materiais, o que se reflete diretamente no custo final do produto. A sustentabilidade também se destacará na linha de produção de um modelo de scarpin com cabedal em poliuretano e solado de TPU ecológico feito a partir de óleo de manona. Outra novidade apresentada será um sistema de transporte alternativo à esteira. No trilho de montagem a linha superior é independente da inferior e transporta com velocidades diferentes, o que permite fazer modelos diferentes ao mesmo tempo, sem perder produtividade. colaboradores no processo de produção.

Influência dos games no comportamento será o tema do Estúdio Fimec

O Estúdio Fimec, experiência conceitual dentro da Fimec, chega à edição 2020 com uma temática inovadora e que provocará a indústria de calçados e acessórios. O espaço, que será chamado de Estúdio On, buscará pensar a influência dos jogos eletrônicos no comportamento de consumo. Um espaço dedicado a pensar o futuro da moda, do desenvolvimento de produtos e mesmo do consumo.

O projeto é uma realização da Fenac com a Coelho Assessoria Empresarial. O conteúdo fica a cargo do Studio 10 que coordena todo o trabalho de pesquisa com o Centro de Design da Universidade Feevale. “Sejam de quais forem as gerações a que pertençam, grande parte da população, hoje, é adepta dos jogos em computadores ou smartphones. Imigrantes ou nativos digitais já se relacionam intimamente com o tema da ‘gameficação’ dos comportamentos, que é o fato de assimilarem a linguagem dos games nos mais diversos momentos e situações do dia a dia”, contextualiza o estilista e diretor da Studio 10, Christian Thomas.

Sobre a Fimec: a 44ª Fimec é uma realização da FENAC S/A e conta com patrocínio da Sicredi Pioneira RS e Transduarte. A feira ainda tem apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e das entidades setoriais: ABICALÇADOS, ABIACAV, ABQTIC, ABRAMEQ, ACI-NH/CB/EV, AICSUL, ASSINTECAL, CICB, FIERGS, IBTEC e SEBRAE/RS.

SERVIÇO

Evento: 44ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
Data: 10 a 12 de março de 2020
Horário: 13 às 20 horas
Local: Fenac - Novo Hamburgo/RS, Brasil
Mais informações: acesse www.fimec.com.br e acompanhe nas redes sociais @feirafimec.

Fonte/Associado: Fenac