Executive search: 4 motivos para contratar uma consultoria especializada

Por ACI: 03/06/2019

Contratar uma consultoria para o Executive Search é um passo muito importante. A empresa especializada estará envolvida do início ao fim do processo, ajudando a planejar o recrutamento, executar e monitorar os resultados obtidos. Contudo, é necessário considerar alguns aspectos, como experiência de trabalho, casos de sucesso, inovação nos processos, confidencialidade, entre outros fatores. Entenda!

1. Experiência de trabalho
O objetivo de contratar uma consultoria é justamente o de contar com suporte especializado, com mais know-how para buscar os melhores executivos. No entanto, quando falta experiência de trabalho, esse primeiro ponto é prejudicado.
Para tanto, avalie quando a empresa de consultoria surgiu, qual a sua história e em quais locais ela está presente. A experiência internacional é muito importante, afinal, por meio dela é possível aplicar padrões internacionais de qualidade dentro do seu negócio.
Um bom exemplo é a Kienbaum, consultoria que nasceu em 1945 e que já desenvolveu mais de 60 mil projetos. Hoje, está presente em 18 países, incluindo o Brasil. Toda essa experiência é crucial ao Executive Search, bem como ao crescimento empresarial.

2. Qualidade do processo
Outro ponto crucial é identificar se a consultoria tem um processo estruturado de busca por executivos. Um “passo a passo” bem construído assegura a contratação do profissional certo, assim como agrega agilidade e segurança ao processo.
É comum que o processo comece com a análise do perfil da posição, isso é, o conjunto das competências técnicas e comportamentais necessárias ao executivo. Em seguida, é feito o mapeamento do mercado no intuito de encontrar o profissional mais adequado.
Diferente das vagas tradicionais, mais fáceis de preencher, o processo de busca por executivos envolve ferramentas mais avançadas. Nesse caso, a rede de contatos da consultoria e o estratégia de headhunter (“caçar” talentos) fazem toda a diferença.

3. Equipe de consultores
O processo de Executive Search pode até ser complexo, porém, com um consultor especializado, fica mais fácil atingir os resultados almejados. Em razão disso, é preciso analisar a equipe de consultores, suas qualificações e experiências nos últimos anos.
Um consultor experiente tem mais autoridade para implementar processos de busca por talentos, uma melhor rede de contatos (network) e visão estratégica acerca do executivo necessário à empresa.

4. Confidencialidade
Por vezes a consultoria terá acesso às informações confidenciais da sua empresa, por exemplo, os atuais indicadores-chave de desempenho ou o perfil da equipe de trabalho. Portanto, o ideal é contar com uma consultoria que preze pela confidencialidade.
Avalie quais são as políticas de segurança e confidencialidade presentes no contrato, qual o rigor que o consultor trata o assunto e o que você pode esperar na prática. Desse modo, terá mais segurança e poderá preservar a competitividade do negócio.

Enfim, o processo de Executive Search tem início, meio e fim. Quanto mais bem executado, melhor para a empresa e para a equipe de trabalho. Afinal, é possível integrar executivos talentosos e otimizar a força de trabalho. Mas o ideal é contar com uma consultoria especializada, experiente e que disponibilize ótimos serviços.

Aline Daubermann

Fonte: Kienbaum