Evento na ACI discutiu Cenários Econômicos para 2015

Por ACI: 29/10/2014

Novo Hamburgo/RS – O professor da Ftec, Roberto Zimmer, foi o palestrante do Economia & Negócios promovido na noite de terça-feira (28) pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Ele apresentou os “Cenários Econômicos para 2015”, considerando a retomada da atividade nos Estados Unidos, embora numa velocidade mais lenta, e também na zona do euro, porém  tendo um cenário mais complexo.

Na sua avaliação, a economia brasileira teve um aumento real do salário mínimo nos últimos anos, o que impulsionou a renda e o consumo, mas sua projeção é de que a tendência seja de diminuição dos reajustes. Em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) para o próximo ano, o professor considera que a inflação, e o combate a ela, inibirão o crescimento, que deverá acelerar moderadamente a partir de 2016.

Roberto Zimmer também falou sobre os entraves para o crescimento empresarial, destacando a falta de confiança no cenário econômico até então apresentado. "Esta falta de confiança na economia é menor do que se apresentou em anos anteriores, o que demonstra uma preocupação e acende o sinal amarelo", ressaltou ele. E os principais problemas a serem solucionados, segundo ele, voltam a pontos já enumerados diversas vezes: alta carga tributária (além de complexa), falta de demanda, concorrência desleal, inflação elevada, inadimplência e alto custo da matéria-prima.

O palestrante ressaltou também as várias oscilações da política monetária. "Isto realmente não é positivo para uma economia, porque é preciso apostar em investimentos novos para que a economia cresça", reforçou.

Para o ano de 2015 o cenário é de tendências com um crescimento baixo do PIB, com inflação em torno de 6%, sendo um ano de ajustes, devido aos desequilíbrios e das distorções acumuladas nos últimos anos. Quanto ao consumo, Roberto Zimmer avalia que, a exemplo de 2014, deverá seguir num ritmo baixo. 

O Economia & Negócios teve o patrocínio da Justen & Heberle Assessoria Contábil.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 29/10/2014

Receba
Novidades