Energia: de esgotável, para inesgotável. Este é o desafio das inovações nos próximos 200 anos

Por ACI: 05/11/2018

Associada: Cinética Assessoria

Sistemas geradores de energia devem ser  tornados  de  esgotáveis para inesgotáveis.   Deste modo colocado,  inovações em sistemas geradores de energia são  urgentes e não ha  tempo para   esperar.

Inovações devem ser geradas para tornar as fontes de energia hoje qualificada  como esgotável, em  inesgotáveis.   O curto espaço de tempo  para  o desaparecimento   das atuais fontes de energia,  exige    um processo de geração  de inovações baseada no conhecimento!

As fontes geradoras  de energia devem mudar radicalmente, mudanças estas que devem ser por saltos,  tornaram-se   de esgotável em  inesgotáveis!. Esta condição somente  será alcançada,  se um esforço   gerador de  inovações  for desenvolvido pelos cientistas e as organizações que atuam neste campo  da ciência.

Para superar  o desafio  da geração de energia  sob uma visão de longuíssimo prezai,  e aqui  se colocam, por  séculos,   o fundamento básico da solução é:  De condição de  recursos esgotáveis, para  recursos inesgotáveis.  

A inovação é portanto,   o caminho  necessário para  se desenvolver  e alcançar esta e, consolidar esta condição.  Lembramos  que os recursos  petrolíferos não representam  nem desenvolve uma solução  inesgotável   de recursos energéticos para a humanidade.    Estudos  minuciosos demonstram  que  em um futuro bem próximo  o petróleo  perderá a sua condição de fonte de energética   fundamental para a humanidade.   

I- Inovações: como elas surgem e como elas alavancam  desafios  para a humanidade. 

A humanidade precisa compreender  que  nenhuma sociedade pode depender  de uma única  matéria prima  crítica e de uma única fonte energia.  Chegará o tempo em que a falta desta  será percebida e então  a crise será  instalada,  com graves consequências para a humanidade e para os  dos povos e as pessoas . 

Uma nova matéria prima vista como uma fonte energética    substituta  deverá ser  desenvolvida e descoberta,  substituindo a existente.   A inovação estará  presente neste avanço.

Esta situação e cenário descritos anteriormente passam a  ser   então,  uma  fonte de inovações!.   Fica claro que as  necessidades da sociedade  são um fator essencial  para a geração do ainda inexistente!.

Estas simples  considerações  mostram  como  inovações  são gerada!. 

Há pessoas que  percebem  as necessidades da sociedade   e em assim  agindo, desenvolvem  inovações!  Certamente o maior “percebedorr”  de necessidades da sociedade, foi  Nikola Tesla !. 

As inovações  desenvolvidas por Tesla,   trouxeram  ganhos de qualidade de vida incomensurável para a sociedade  contemporânea.

1-A  corrente  elétrica  alternada:  A corrente elétrica  contínua  como era a energia elétrica até então,   exigia  vultuosos  investimentos  para sua geração e transmissão.  A corrente elátrica contínua  precisa ser “empurrada”  até  chegar aos consumidores.  Este  “empurrar  a energia”  elétrica,   consumia  enormes quantidades  energia, e esta condição a tornava  caríssima,  anti-econômica e inviável economicamente.  O  adepto  da  corrente contínua  foi Thomas Édison.

A corrente elátrica alternada, que hoje usamos,   exige pequeníssimas  gastos energéticos na sua transmissão, independentemente  da distancia de transmissão da eletricidade.  

Esta curta descrição e relato,  mostram como as inovações  surgem.  A necessidade  é certamente  o fator mais  proeminente para a geração de inovações em todos os campos das  necessidades humanas!.                                                                                                                                                                                     

2-Olhando  para as inovações de Santos Dumont,  perceberemos claramente que   a necessidade de  aperfeiçoamentos de  suas máquinas   voadoras, estava dirigida para   dar-lhes  mais confiabilidade e segurança  nos vôos. O modelo 14-Bis  atingiu  plenamente este objetivo. Ao lermos a trajetória  deste brasileiro audaz,  aprenderemos o exato conceito de inovações.

3-Inovações nas atividades agrícolas: Alimentar a população mundial requer  a geração  de inovações  de modo contínua.

Todos sabemos que a população mundial cresce de  modo continuado e acelerado, e mais ainda, existem  países  onde a fome  é uma realidade.   Pouco se fala em  inovações   neste  segmento  da atividade econômico.   O Brasil destaca-se   como um grande fornecedor de alimentos,   colocado-se   entre os dez países  de  maior produção  de produtos agrícola.   

A cultura  dos brasileiros  e de suas  instituições de  ensino superior  é de que  as inovações  só  acontecem em atividades industriais.  Ledo engano,! pois a atividade agrícola  brasileira destaca-se no mundo por ser  extremamente inovadora.   Entre  as modalidades  de cultura  de alimentos, está a do soja, onde o Rio Grande do Sul t que tem em um destaque em todo o Brasil. 

Os avanços da produtividade da cultura do soja  reside na qualidade e produtividade das nitro bactérias utilizadas.   Explicando melhor, estas nitro bactérias armazenam o nitrogênio  retirado do solo  e passam  este nitrogênio para a planta. 

Inovadoras nitros-bactéria têm sido desenvolvidos em laboratórios  de biotecnologia agrícola  do Brasil,  o que vem  dando-lhe  uma posição de destaque  como gerador/produtor  de alimentos, não somente  no Rio Grande do Sul, mas também de   todo o Brasil.  Esta inovação  é o resultado  de uma continuada  busca  da liderança brasileira em liderar  a produtividade em  gerar  alimentos,  no mundo, em particular ,  o soja.

Em Tempo: As  Nitro bactérias  desempenham um papel  essencial nesta cultura, ou seja,  ecas retiram o nitrogênio  da terra é  repassam para as plantas pelas nitro bactérias.

Concluindo colocamos: Gerar inovações é um tarefa  inesgotável!.  As pessoas devem estar atentas  para perceber  as oportunidade  de materializá-las.    Este  “estar atento” manifesta-se por   uma mente contestadora  do ambiente  que nos cerca.  Um questionamento  em  tudo o que  nos rodeia,  nos ensina  a achar respostas  muitas  delas ainda não  pensadas.                                  

Quem viver,  verá

Fonte: Cinética Assessoria

Receba
Novidades