Empreender é a única forma de promover desenvolvimento, afirmou Luis Roberto Ponte durante o último Prato Principal do ano da ACI

Por ACI: 12/12/2019

Evento também marcou a homenagem da ACI aos profissionais da Imprensa

Novo Hamburgo/RS – "O fator mais importante para aumentar a receita de forma sustentável é o crescimento da economia, e empreender é a única forma de promover desenvolvimento". A afirmação do presidente da Sociedade de Engenharia e ex-constituinte de 88, Luis Roberto Ponte, foi um dos pilares de sua palestra no último Prato Principal de 2019, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O evento aconteceu na quinta-feira (12), na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, tendo como tema principal “Ações para o RS superar a crise e promover o desenvolvimento” e também marcou a homenagem da ACI aos profissionais da Imprensa, pelo trabalho realizado durante o ano.

Atual presidente da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), Ponte foi deputado federal constituinte, ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República e secretário do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Com a experiência de suas atuações, reforça que para um Estado crescer, "são necessárias decisões difíceis e impopulares que só serão aprovadas pela Assembleia se houver a colaboração das mentes mais esclarecidas da sociedade para ajudar a mostrar aos gaúchos que elas são imprescindíveis e objetivam o bem comum, que está acima dos interesses de parcelas da sociedade ou de corporações, por mais legítimos que sejam".

O palestrante pontuou que o empreendedorismo é a única atividade que pode retirar as pessoas da miséria. "São as empresas que produzem, oportunizam o trabalho e geram impostos ao Governo. Temos força econômica. O Rio Grande do Sul tem cura. Nós só precisamos corrigir as injustiças, as despesas inúteis, e aplicar prioridades, sendo a Educação o maior fator civilizatório. Não há sociedade civilizada sem o respeito alheio", afirmou ele. E complementou: "as empresas são a fonte predominante de geração dos postos de trabalho, esse bem que é o maior fator de dignidade humana. Só com a disponibilidade dos bens que elas produzem é que se pode erradicar a miséria e gerar os impostos que permitem ao Governo atuar proficuamente. Incentivá-las é a forma mais eficaz do governo poder cumprir suas mais nobres funções."

Para Luis Roberto Ponte, os governantes devem concentrar suas maiores energias no desenvolvimento econômico. "Uma singela análise mostra que o problema de injustiça e insensatez da Previdência é generalizado em todo o País e não se sustenta por muito tempo. A sua solução, que dependia de uma profunda reforma Constitucional, que só a União podia fazer, já está aprovada. Agora é a adaptação da reforma do Estado do RS, porque ele não suportará a manutenção das deformações atuais", considera ele.

AGRADECIMENTO - O presidente da ACI, Marcelo Lauxen Kehl, fez um agradecimento especial aos seus vice-presidentes, que atuaram na gestão 2018/2019, assim como a todos os colaboradores integrantes dos comitês, que disponibilizaram seu tempo, atuando em ações promovidas pela entidade, buscando o crescimento e desenvolvimento da região, com atividades em vários segmentos da sociedade civil. Kehl fez o descerramento de uma placa, constando os nomes de todos que participaram ativamente da gestão que se encerra no final de dezembro.

O patrocínio do Prato Principal foi de Sicredi Pioneira RS, com apoio Master de Universidade Feevale e colaboração de Fabio Winter & Lu Freitas Image Maker, Stratosom Sonorização e Sucos Petry.

De Zotti Comunicações
Fotos: Fabio Winter & Lu Freitas Image Maker