Economia, Reformas e Eleições 2018 foram debatidas durante o Prato Principal

Por ACI: 28/07/2017

Novo Hamburgo/RS - "A recuperação do ambiente econômico brasileiro é a melhor em décadas, isso se não for uma marca mundial. É o maior processo de recuperação dos últimos 20 anos, pois o governo federal está gerando dinheiro, mas a política vai ser relevante para os próximos meses", destacou o consultor da Fundação Milton Campos, José Luciano Dias, analista político, mestre e doutor em Ciência Política. Ele foi palestrante no Prato Principal promovido na quinta-feira (27) pela Associação Comercial Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

Com o tema “Economia, Reformas e Eleições 2018”, Dias apresentou uma análise do Brasil após o impeachment, ocorrido em 2016, fazendo um comparativo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia ), dólar, balança comercial, PIB (Produto Interno Bruto), Risco Brasil, déficit da Previdência, meta fiscal e reservas, com dezembro de 2015 e julho de 2017. "A taxa de investimentos ainda não está dando resultados porque o governo não está investindo, como no caso de infraestrutura do país. O setor público continua sendo o problema do Brasil", pontuou ele.

O palestrante também fez sua explanação sobre a PEC dos Gastos e Reformas, fidelidade das bancadas partidárias, pautas que avançaram com e sem apoio do governo, e ainda destacou temas propostos que estão em análise, como o voto distrital misto, o fim das coligações proporcionais e financiamento público de campanha.

Sobre as eleições 2018, o analista político define o país em dois grupos: a região nordeste a do centro-sul. Avaliando que o eleitor só começa a se preocupar com eleições durante a segunda semana de campanha, considera que "a população não acredita mais nas promessas dos governos". "O que as pessoas querem, efetivamente, é ver em prática um planejamento e a realização das ações", concluiu ele.

O patrocínio do Prato Principal foi de Protector e Sicredi Pioneira RS, com apoio de Dimel e colaboração de Igualla Soluções em Acessibilidade, Fabio Winter & Lu Freitas Fotografia, Stratosom Sonorização e Sucos Petry.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Fotos: Fábio Winter & Lu Freitas Fotografia
Em 28/07/2017

Receba
Novidades